Páginas

domingo, 17 de março de 2013

Skatista é destaque em prova feminina

Gabriela Mazetto tem vasto currículo de vitórias
 
 
Atleta da Cidade é considerada "streeteira"
As pistas públicas de skates de Praia Grande são os locais de treinamento da jovem Gabriela Mazetto, que com apenas 15 anos de idade faturou o primeiro lugar no Super Street Feminino 2013 Plus Banks, que ocorreu em São Bernardo do Campo, no sábado (9). O evento contou com skatistas de diversos estados do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo Gabriela foi nomeada a ″streeteira″ do ano. Venceu a disputadíssima competição do Street Feminino 1 e trouxe uma guitarra rosa para a Praia Grande. Ela conquistou 1.000 pontos, alcançando a primeira colocação na modalidade. O segundo lugar ficou com Jessica Hoefler, de Guarujá, e a terceira colocação com Pamela Rosa, de São José dos Campos.

Currículo - A skatista nasceu em Praia Grande e mora no Bairro Quietude. Começou a brincar com skate aos 10 anos, mas o gosto pela disputa começou há apenas três anos, ao assistir uma competição na pista do Bairro Quietude, onde treina atualmente.

Antes, era ginasta artística. Tem como ídolo no esporte a skatista campeã mundial Letícia Bufoni.

Em 2011, obteve seis medalhas (três ouros, duas pratas e um bronze) em etapas do Circuito Estadual Sampa Skate. Faturou medalha de ouro na etapa inicial do Circuito Carioca, realizada em Volta Redonda; e nos Campeonatos praia-grandense e vicentino. Nos Jogos Escolares, se destacou em outra modalidade, o tênis de mesa, faturando o título.

Venceu a categoria feminina 2 (iniciante) do Skate para Meninas Street Show. Este evento é considerado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) como o mais importante e reconhecido tecnicamente da categoria feminina no Brasil, na América do Sul e na América Latina.

Pistas - Praia Grande conta com a pista de skate “Dona Dair”, localizada no Espaço Alvorada (Avenida Ministro Marcos Freire, s/nº), Bairro Quietude. O local tem duas áreas distintas: uma em local aberto, para a prática do estilo street (obstáculos na rua) e outra um half-pipe (formato de "U", geralmente utilizada para manobras radicais e competições) coberto.

A área street da pista tem 850 metros quadrados e possui revestimento em granilite (granito, mármore e cimento). Esse material tem maior resistência à ação do clima e permite uso de outros tipos de equipamentos, como bicicletas e patins. Já o half-pipe localiza-se num galpão de mil metros quadrados. É composto por estrutura metálica para dar sustentação e revestido com compensados de 10 a 20 mm, além de camadas de MDF (madeira).

Além dessa pista no espaço Alvorada, no Bairro Quietude, a Cidade tem outros cinco equipamentos: no Espaço de Eventos Samambaia (do tipo street, com cápsula, um local parecido com uma piscina onde os skatistas realizam suas manobras), em bairro de mesmo nome, e outra no Bairro Boqueirão.

Outros dois estão localizados à beira-mar: nos Bairros Aviação (tipo street) e Ocian (estilo bowl). A área de Lazer Jacaré FC, no Esmeralda, possui uma pista de skate e um pequeno half-pipe.

Nenhum comentário: