Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Judoca de PG treina na Alemanha e em Portugal

Revelada no SuperEscola, Tawany Gianelo integra a seleção brasileira sub-21
 
 
XAFTEC
Tawany fica até o próximo dia 29 na Europa
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – Seel – e Educação – Seduc), Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec/Escola de Idiomas Wizard Praia Grande), 17 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), está treinando com a seleção brasileira sub-21, na Europa. A partir desta segunda-feira (11) e até o próximo dia 29, ela faz estágio internacional nas cidades de Bremen, na Alemanha; e Coimbra, em Portugal.

Esta é a segunda experiência internacional de Tawany nesta temporada. Em fevereiro, a atleta da Cidade, que foi revelada através do programa SuperEscola, treinou nos municípios de Arlon, na Bélgica; e Paris, na França. Vale frisar que os custos das viagem são geridos pela Confederação Brasileira (CBJ). Tawany integra o grupo verde e amarelo por ter vencido a seletiva nacional sub-21 no último ano.

Técnica – Comandante da seleção brasileira sub-17 e da equipe praia-grandense, a professora Danusa Shira Bittencourt, 35 anos, também estará realizando intercâmbio internacional. Ao lado do time nacional, ela trabalha até o próximo dia 19, nos municípios de Antalaya, na Turquia; e Bremen, na Alemanha.

Currículo – Tawany é uma das principais judocas do país. Na última temporada, ela faturou quatro medalhas no Circuito Europeu de Judô sub-20: na Ucrânia, foi ouro na Copa de Kiev; na Alemanha, no Torneio de Berlim e na França, na Copa de Lyon, foi vice-campeã; na República Tcheca, ficou com o bronze na Copa de Praga. Na Colômbia, obteve pratas nos Campeonatos Pan e Sul-Americanos sub-20.

Conquistou ainda os títulos Paulista e Brasileiro da categoria sênior (adulta); Paulista e Brasileira sub-20; da Copa São Paulo (sub-20 e sênior), dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Regionais do Estado e do Brasileiro Regional (Sul-Sudeste). Foi bicampeã dos Jogos Abertos do Interior e tornou-se a atleta mais nova do esporte praia-grandense a alcançar tal feito.

Em 2011, a judoca da cidade obteve o título Mundial sub-17, em Kiev, na Ucrânia. Faturou também o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). No Chile, sagrou-se campeã pan-americana. Em Mogi das Cruzes, conquistou medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta.

Tawany é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a atleta de Praia Grande entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: