Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Cidade vai sediar Campeonato Brasileiro de Vôlei

Jogos na categoria masculina juvenil acontecem de 10 a 16 de março, no Ginásio Falcão
 
 
Edmilson Lelo
PG sedia evento de seleções a partir de 10 de março
Atestando mais uma vez a qualidade técnica da infra-estrutura desportiva de Praia Grande, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a Federação Paulista de Vôlei (FPV) realizam de 10 a 16 de março, no Ginásio Falcão (Bairro Mirim), o Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria masculina juvenil (16 a 18 anos), primeira divisão. O acordo foi selado na última semana, entre o secretário de Esportes e Lazer (SEEL), Hugo Ribeiro, e o presidente da FPV, Renato Pêra.

É a primeira vez que Praia Grande sedia a competição. Em 2005, o município recebeu o Brasileirão de Judô. Em 2009, a Cidade recebeu torneios nacionais de canoagem oceânica, caratê educacional, ginástica artística, supino e handebol de areia. Em 2008, o de supino.
Em 2010, foram às vezes dos Campeonatos Brasileiros de handebol de praia, supermoto e vôlei máster (atletas com mais de 50 anos).

A realização do Brasileirão de Vôlei juvenil em Praia Grande é um desejo antigo da FPV. Em 2009, a Cidade foi indicada à CBV pela entidade estadual para sediar a competição do ano seguinte. Na época, a convite da FPV, o professor de educação física da SEEL, Rogério Rolim, esteve em Maceió, Alagoas, acompanhando o evento nacional feminino e observando detalhes burocráticos (como translado), alojamento, recepção dos atletas, alimentação e atividades turísticas.

Dados – O congresso técnico do Campeonato Brasileiro de Vôlei, categoria masculina juvenil 2013, ocorre no dia 10 de março. As seleções estaduais foram divididas em três chaves: na A, estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; na B, Pará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Alagoas; na C, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso e Amazonas.

Na última temporada, a competição nacional da primeira divisão ocorreu na cidade de São José, em Santa Catarina. Naquela oportunidade, a seleção paulista sagrou-se tricampeã (2012, 2011 e 2010) ao vencer na final, por 3 sets a 1, a turma do Pará. O time de Minas Gerais assegurou o terceiro lugar. O torneio da segunda divisão foi realizado no município de Fortaleza, no Ceará, e teve como primeiro e segundo colocados os grupos do Amazonas e Alagoas.

Praia Grande – O Ginásio Falcão (esquina da Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim) foi inaugurado em 23 de março de 2007 e recebe este nome em homenagem ao craque (e eleito melhor do mundo) da Seleção Brasileira de Futsal, Alessandro Rosas Vieira, o Falcão. No local, houve investimento de R$ 3,5 milhões.

O equipamento é o único no Município com anel completo de arquibancada. A construção do ginásio emprega alta tecnologia, como a cobertura, de telhas auto-portantes. Trata-se de produto que dispensa estrutura para que a cobertura permaneça suspensa e torna à manutenção praticamente desnecessária, tamanha a qualidade do material. Tem área construída de mais de três mil metros quadrados e sua quadra poliesportiva mede 20 por 40 metros.

O local sediou grandes eventos como Jogos Estaduais do Idoso de São Paulo (2005 e 2007), Torneio Rio-São Paulo de Showbol (2008), Copa São Paulo de Judô (2008 e 2010), Campeonato Paulista de Badminton (2009), jogo amistoso de futsal entre as seleções do Brasil e Argentina (2009), desafio internacional de handebol feminino adulto entre as seleções do Brasil e Espanha (2009), dois desafios internacionais de handebol: no masculino, Brasil x Dinamarca (vice-campeã mundial); no feminino, Brasil x Suécia (vice-campeã européia) – (2011).

Nenhum comentário: