Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

MANIFESTAÇÃO CONTRA FECHAMENTO DA PRAIA


Durante mais de um século a praia de Martin´s (Califórnia) tem sido frequentada por surfistas, pescadores e turistas. Estando esta praia inserida numa propriedade privada – pertencente à família Deeneys por mais de 100 anos - estes, cobravam 5 dólares por dia para qualquer pessoa usufruir desta área. Em 2008 esta propriedade, foi vendida por 37.5 milhões de dólares a uma empresa pertencente a um bilionário, Vinod Khosla (co-fundador da Sun Microsystems), e este fechou o acesso à praia colocando um aviso informando: “Beach Closed, Keep Out”.

Desde então, que várias pessoas que frequentam esta praia há muitos anos, ficaram indignados com o sucedido e tentam por todos os meios reabrir o acesso à praia de Martin´s.

Um grupo de surfistas conhecidos como Surfrider Foundation, nesta semana processaram o proprietário, acusando-o de violar, o que dizem , ser um direito histórico de acesso público.

Afirmam que além de colocarem um portão, contrataram segurança privada (devidamente armada) para impedir o acesso à praia.

“A essência deste caso está centrado, na violação da lei do estado da Califórnia, que requer uma permissão para poder impedir o uso daquela área costeira. Estamos a lidar com a interdição de mais de século de acesso público a uma praia. O proprietário não tem direito legal para colocar aquele portão, nem colocar segurança armada.”, diz Mark Massara (advogado da Surfrider Foundation).

Pete McCloskey, co-fundador do Eath Day acrecenta: “Só queria ser mais novo, para quebrar estas novas regras, e mandar abaixo o portão que dá acesso a esta praia!”.

Nenhum comentário: