Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

No tiro com arco, paratleta de PG retorna de Brasília Ademar Carlini realiza período de treinos com seleção brasileira paraolímpica

O paratleta de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e Associação dos Deficientes - ADPG), Ademar Luca Carlini realizou período de treinamento com a seleção brasileira de tiro com arco, em Brasília, Distrito Federal. Ele estava desde o último dia 3 trabalhando com os melhores do país.

“Foi um período muito bom. Trabalhamos forte. Nossa meta é obter bons resultados no Torneio do Ranking Internacional, que ocorre em Brasília. O certame foi transferido de novembro, para fevereiro de 2011”, informou Carlini. “Uma preparação muito importante porque este Torneio soma pontos para classificar a equipe do Brasil para a ParaOlímpiada de 2012”.

O paratleta praiagrandense revelou que a fase de treinamentos com a seleção nacional tem sido puxada. “São muitas palestras, trabalho da mente com o técnico Christian Haensell. Fora os treinos específicos, com base nos fundamentos. Praticamos muito contra o vento, aumentando o peso da flecha e do arco. Ganhando resistência. A Confederação Brasileira de Tiro com Arco e o Comitê ParaOlímpico Nacional estão fazendo ótimo trabalho”.

Título – Em julho, o paratleta de Praia Grande ficou em 13º lugar no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, na disputa do round fita (AWR-2), na qual se somam as pontuações dos tiros de 30, 50, 70 e 90 metros. O certame ocorreu em Stoke, Mandeville, na Inglaterra. Foi a estréia de Carlini em competições internacionais.

Em junho deste ano, Carlini sagrou-se bicampeão brasileiro de tiro com arco, na disputa do round fita (AWR-2). A competição nacional ocorreu em Brasília, Distrito Federal. Integrando a seleção paulista, Carlini faturou também o título por equipes e conquistou medalha de bronze na V Copa Centro-Oeste, obtendo a terceira melhor pontuação do torneio, na distância de 90 metros. Assim, conquistou a vaga para o mundial da Inglaterra.

Na temporada passada, Carlini foi pré-convocado, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, para a Paraolimpíada de 2012, em Londres, na Inglaterra. Em Brasília, comemorou o vice-campeonato nacional e o da Copa Centro Oeste. Conquistou também, medalha de prata no Campeonato Paulista Máster (mais de 35 anos).

Em 2008, foi campeão brasileiro paraolímpico. Ele disputou o evento contra atletas andantes, ao todo 89 atiradores, e terminou na 27ª colocação, primeiro entre os paratletas. No Paulistão, assegurou a medalha de bronze. Em 2007, sagrou-se vice-campeão brasileiro e obteve a medalha de bronze no Campeonato Paulista.

História - Carlini praticava vôo livre, no estilo paraglider e sofreu acidente no Morro do Maluf, em Guarujá. Teve compressão da medula e perdeu os movimentos das pernas. Na época, residia naquela cidade, mas se mudou para Natal, Rio Grande do Norte, onde conheceu o tiro com arco. Há três anos está em Praia Grande, cidade pela qual se apaixonou. Nascido em 1957, no município de Timbó, Santa Catarina, é casado e tem dois filhos.

Nenhum comentário: