Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Vela lidera Paulistão da classe dingue

Rafael Soares e Patrick Santos buscam título estadual
 
 
XAFTEC
Equipe busca título no fim de semana
A dupla do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo, formada por Rafael Soares e Patrick Santos, está na liderança do Campeonato Paulista de Vela, classe dingue, categoria A (a principal do torneio). Competindo e ganhando com outros atletas em anos anteriores, Soares já soma cinco títulos paulista. A primeira etapa da competição foi realizada no último final de semana (dias 6 e 7), na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, Capital. Os velejadores têm o apoio das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc), além de Marinha do Brasil.

Rafael e Patrick somam apenas três pontos perdidos após a realização de três regatas. Na segunda colocação estão Richard Andersen e Gabriel Santos (Clube Escola de Iatismo/SP), com seis pontos. Em terceiro lugar, aparece outra dupla praia-grandense Juan Silva e Laís Corbal, com 16 pontos. Outras duplas locais também estão na disputa do título.

Daniela Dias e Tamires Gomes ocupam a sexta posição. Thiago Santana e Isabela Farias aparecem na nona posição. Thais Soares e Bruno Félix estão no 10º lugar. Na categoria juvenil (até 16 anos), Vitor Fernandes e Gabriel Silva estão em segundo lugar. Na 1.5 (o peso dos dois atletas somados deve ser superior a 150 quilos), liderança para David Brito e Matheus Barbosa. Na estreante, quarta posição para Sidney Moura e Carlos Kuhne.

Decisão – Nestes sábado e domingo (13 e 14), no mesmo local, ocorrem as últimas seis regatas do Paulistão de Vela. O grupo da Cidade tem como responsável Silvio Bello. O evento realizado pelo São Paulo Yatch Club (SPYC) tem supervisão da Federação de Vela do Estado (FEVESP). Vale frisar que a classe dingue reúne barcos monotipos, que são embarcações construídas conforme desenho único, tendo as mesmas medidas e peso: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame.

Dados – Na última temporada, o time praia-grandense sagrou-se pentacampeão consecutivo (2008 a 2012) do Paulistão de Vela, classe dingue. Na categoria A, a dupla formada por Rafael Soares e Isabella Farias conquistaram medalha de ouro. Na mesma categoria, ficaram com medalhas de bronze os atletas Juan Carlos Ferreira e Laís Corbal.

Na categoria B (iniciantes), o primeiro lugar foi para Thaís Soares e Paulo Ricardo. A segunda colocação ficou com Davi Massarelli e Diego Marques. Na C (o peso dos dois atletas somados deve ser superior a 150 quilos), Thiago Santana e Carlos Menezes ganharam medalha de ouro. Na D (atletas dos núcleos municipais do Programa Estadual Navega São Paulo), ficaram na segunda posição Vitor Sudbrack e Rogério Sudbrack. Em sexto e oitavo lugares ficaram Bruno Félix e Henrique Mariano; Alan Bispo e Anderson Figueiredo/Isabela Fanal.

Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: