Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Técnicos de natação fazem curso de salvamento

Técnicos Pedagógicos Desportivos têm orientação dos Bombeiros
 
 
RCP e afogamento foram temas abordados no curso
Técnicos Pedagógicos Desportivos (TPDs), de Praia Grande, participaram de um curso de reciclagem sobre salvamento aquático, promovido pelo 17º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar (GBPM). A ação, ocorrida na última quinta-feira (18), reuniu profissionais de natação, que atuam em aulas promovidas pelas secretarias de Esportes e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc). O treinamento ocorreu na sede da corporação, no Bairro Mirim.

Segundo o responsável pelas atividades aquáticas da SEEL, Lucas Zanon Pina, o curso teve como objetivo principal evitar e prevenir acidentes com alunos e praticantes das modalidades oferecidas pela Prefeitura. “Queremos sempre atender a comunidade da melhor forma possível. O apoio e a orientação dos Bombeiros é muito importante neste sentido”, disse.

Curso – Os TPDs participaram de aulas teórica e prática. Entre os tópicos principais abordados estavam as técnicas de reanimação cardiopulmonar. “É um procedimento de primeiros socorros, principalmente para indivíduos que sofrem parada cardiorrespiratória. Visa oxigenar e fazer circular o sangue do indivíduo até a chegada dos médicos”, informou Pina.

Afogamento - Os Bombeiros também explanaram aos TPDs sobre afogamento, formas e procedimentos de salvamento. Afogamento é asfixia por líquido não corporal. Pode ocorrer de duas formas: aspiração de líquido, que representa 95% das ocorrências, ou espasmo da glote, que simboliza 5% dos casos atendidos. O espasmo acontece quando a região da glote (faringe, laringe e traquéia) se fecha ao menor sinal da presença de líquido.

Segundo os Bombeiros, para ajudar uma vítima de afogamento, deve-se primeiro, verificar a consciência do cidadão; segundo, abrir as vias aéreas; terceiro, verificar a respiração; quarto, expirar ar na boca do indivíduo por duas vezes; quinto, verificar a pulsação; sexto, iniciar a massagem de recuperação cardiopulmonar.

Nenhum comentário: