Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Judoca Tawany Gianelo é bronze na Rússia

Atleta da Cidade competiu na Copa de São Petersburgo
 
 
Evento ocorreu no último sábado (20)
A judoca de Praia Grande e integrante da seleção brasileira sub-21, Tawany Gianelo da Silva, 17 anos, conquistou medalha de bronze na Copa de São Petersburgo, na Rússia. O evento, válido como etapa do Circuito Europeu, ocorreu no último sábado (20). Revelação do SuperEscola, a atleta tem apoio das secretarias de Esportes e Lazer (SEEL) e da Educação (Seduc), e patrocínio de Litoral Plaza Shopping, Escola Técnica Fortec e Escola de Idiomas Wizard Praia Grande.

O título da disputa ficou com a japonesa Hitomi Sakaguchi. A medalha de prata foi para a russa Anastasia Pavlenko. A outra terceira colocação foi obtida pela francesa Cheyenne Mounier. Outra atleta da Cidade também competiu no evento, Gilmara Cristina Prudêncio, peso leve (52 a 57 quilos), que perdeu as duas lutas que fez no torneio. As atletas seguem treinando com a seleção nacional na Europa e, no próximo sábado (27), competem na Copa de Tarvisio, na Itália.

Tawany – Neste ano, Tawany sagrou-se campeã da Copa de Bremem, na Alemanha, e foi vice-campeã na Copa de Coimbra, em Portugal. Na última temporada, ganhou quatro medalhas no mesmo evento com ouro na Ucrânia, na Copa de Kiev e na Alemanha, no Torneio de Berlim. Na França, na Copa de Lyon, foi vice-campeã e na República Tcheca ficou com o bronze, na Copa de Praga.

Revelada pelo programa SuperEscola (uma parceria entre a SEEL e Seduc), Tawany é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a atleta de Praia entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Gilmara – Em 2013, Gilmara sagrou-se campeã da Copa São Paulo. Em 2012, garantiu vaga na seleção brasileira sub-21, ao terminar em quarto lugar na seletiva nacional. Foi campeã Regional, estadual do Interior e brasileira universitária; vice-campeã paulista sub-20; e conquistou o bronze no Paulistão por faixas, na Copa São Paulo, no Campeonato Brasileiro Regional, nos Jogos Abertos do Interior e no Estadual sub-23.

Em 2011, foi campeã dos Jogos Abertos Brasileiros, estadual do interior; vice-campeã paulista sub-23, sub-20 e regional. Conquistou prata no judô e bronze na luta olímpica dos Jogos Abertos do Interior. Em 2010, ela entrou para a história do esporte de Praia Grande, nos Jogos Abertos, tornando-se a primeira atleta da Cidade a conquistar duas medalhas de ouro numa mesma edição do certame e em duas modalidades diferentes. Foi campeã na categoria até 59 quilos, na luta olímpica, e no peso leve (52 a 57 kg), no judô.

Foi ainda, campeã Paulista Estudantil, do Estadual do Interior, do Campeonato Regional. Vice-campeã da Copa São Paulo, dos Jogos Regionais (em Guarujá), dos Jogos Abertos da Juventude e da Olimpíada Brasileira Escolar sub-18. A atleta ainda coleciona outros inúmeros títulos em anos anteriores.

Nenhum comentário: