Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tawany é líder do ranking nacional de judô

Atleta da Cidade garante presença em Mundial e Pan-Americano
 
 
ELFTEC
Judoca é a melhor do Brasil
A judoca de Praia Grande Tawany Gianelo da Silva, 17 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), lidera o ranking nacional sub-21, com 206 pontos. A classificação foi divulgada terça-feira (2), pela Confederação Brasileira (CBJ) e credencia a atleta para participação nos campeonatos Mundial (de 24 a 27 de outubro, em Ljublana, Eslovênia) e Pan-Americano (de 11 a 13 de julho, em Buenos Aires, Argentina).

Os 206 pontos alcançados pela judoca local vieram dos resultados obtidos nas Copas da Alemanha (ouro) e Portugal (prata); e da seletiva nacional (ouro). A marca é ainda mais expressiva quando a pontuação de Tawany é comparada com a da segunda colocada no ranking nacional, Letícia Silva (Associação Desportiva da Polícia Militar de São Paulo), que tem 35 pontos.

Revelada na escolinha do SuperEscola, a judoca tem patrocínio de Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec/Escola de Idiomas Wizard Praia Grande e apoio das secretarias de Esportes e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc). “Estou muito feliz pelos meus resultados. Consegui meu maior objetivo, que era a vaga para o Mundial”, disse.

Mais – Além de Tawany, outras judocas da Cidade aparecem no ranking brasileiro de judô. Na categoria sub-18, peso pesado (mais de 70 kg), Agatha Martins Silva ocupa a segunda posição, com 35 pontos. A líder é Ellen Furtado (Bauru/SP), com 88. A colocação garante a participação da atleta de Praia Grande no Campeonato Sul-Americano (que ocorrem em 14 de julho, em Buenos Aires, na Argentina).

Ainda na sub-18, peso ligeiro (40 a 44 kg), Jhennifer Ferreira Ernandes ocupa o quinto lugar, com 18 pontos. A liderança pertence à Thaís Kondo (Colégio Bom Jesus/Curitiba-PR), com 85. Na sub-21, peso leve (52 a 57 quilos), Gilmara Cristina Prudêncio também é quinta colocada, com 21 pontos. Na liderança está Flávia Gomes (Esporte Clube Pinheiros/SP), com 180.

Dados – Neste ano, Tawany sagrou-se campeã da Copa de Bremem, na Alemanha e foi vice-campeã na Copa de Coimbra, em Portugal. Na última temporada, ela faturou quatro medalhas no mesmo evento. Na Ucrânia, foi ouro na Copa de Kiev; na Alemanha, no Torneio de Berlim e na França, na Copa de Lyon, foi vice-campeã; na República Tcheca, ficou com o bronze, na Copa de Praga.

Tawany também é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17 e, ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos torneios regionais e estaduais. Com o currículo completo, a atleta de Praia Grande entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: