Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cidade disputa Torneio Paulista de Atletismo

Atletas da Cidade competem nas categorias menor e juvenil, em Campinas
 
 
XAFTEC
Equipe municipal compete em Campinas
Domingo (28), equipes de atletismo de Praia Grande participam da segunda etapa do Torneio Estadual de Atletismo, categorias menor (16 e 17 anos) e juvenil (18 e 19). A prova, que acontece no Centro Esportivo de AltoRendimento, em Campinas, começa a partir das 8h30. Os atletas têm o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc), Entidade Profissional Atlética e Social (EPAS), Osan e Associação Paraolímpica do Litoral Paulista (APLP).

Disputam-se provas de saltos em distância, triplo, com vara e em altura; 100, 200, 400, 800, 1.500, 3.000 e 5.000 metros rasos; 100, 110 e 400 metros com barreiras; 2.000 e 3.000 metros com obstáculos; arremesso de peso; lançamentos do martelo; disco e dardo. A competição regida pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) tem chancela da Confederação Brasileira (CBAT).

Destaques – Em março, na terceira etapa do Campeonato Estadual de Lançamentos e Arremessos, o praia-grandense Luis Gustavo Aguiar da Silva, categoria menor, venceu a prova de lançamento do martelo, com a marca de 58m08cm. Com este resultado, ele assumiu a liderança do ranking nacional. Na mesma prova, Jéssica Lima Viana garantiu medalha de bronze, cm 35m99cm. Na segunda etapa do evento estadual, Jéssica Lima foi campeã, com a marca de 33m14cm. Em segundo lugar ficou Marcella Aguiar, com 31m08cm.

Praia Grande - A pista municipal, construída em 2007, trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: