Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atleta de PG integra seleção brasileira paraolímpica Ademar Carlini compete no tiro com arco. Treinamento acontece em Brasília

Ademar Carlini compete no tiro com arco
De sexta a terça-feira (3 a 7), em Brasília, o paratleta de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e Associação dos Deficientes - ADPG), Ademar Luca Carlini realiza período de treinamento com a seleção brasileira de tiro com arco, visando Torneio do Ranking Internacional, que ocorre em novembro, também no Distrito Federal. O certame tem supervisão do Comitê ParaOlímpico Nacional.

“É uma preparação muito importante porque este torneio soma pontos para classificar a equipe do Brasil para a ParaOlímpiada de 2012”, ressaltou Carlini. “Nosso país nunca classificou um time de atiradores, apenas atletas no individual. Mas o técnico Christian Haensell quer mudar esta história. Quero destacar que todos os custos como alimentação, passagens aéreas e hospedagem estão sendo custeados pela Confederação Brasileira”.

Mundial – Em julho, o paratleta de Praia Grande ficou em 13º lugar no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, na disputa do round fita (AWR-2), na qual se somam as pontuações dos tiros de 30, 50, 70 e 90 metros. O certame ocorreu em Stoke, Mandeville, na Inglaterra. Foi a estréia de Carlini em competições internacionais.

Em junho deste ano, Carlini sagrou-se bicampeão brasileiro de tiro com arco, na disputa do round fita (AWR-2). A competição nacional ocorreu em Brasília, Distrito Federal. Integrando a seleção paulista, Carlini faturou também o título por equipes e conquistou medalha de bronze na V Copa Centro-Oeste, obtendo a terceira melhor pontuação do torneio, na distância de 90 metros. Assim, conquistou a vaga para o mundial da Inglaterra.

2009 – Na temporada passada, Carlini foi pré-convocado, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, para a Paraolimpíada de 2012, em Londres, na Inglaterra. Em Brasília, comemorou o vice-campeonato nacional e o da Copa Centro Oeste. Conquistou também, medalha de prata no Campeonato Paulista Máster (mais de 35 anos).

Em 2008, foi campeão brasileiro paraolímpico. Ele disputou o evento contra atletas andantes, ao todo 89 atiradores, e terminou na 27ª colocação, primeiro entre os paratletas. No Paulistão, assegurou a medalha de bronze. Em 2007, sagrou-se vice-campeão brasileiro e obteve a medalha de bronze no Campeonato Paulista.

História - Carlini praticava vôo livre, no estilo paraglider e sofreu acidente no Morro do Maluf, em Guarujá. Teve compressão da medula e perdeu os movimentos das pernas. Na época, residia naquela cidade, mas se mudou para Natal, Rio Grande do Norte, onde conheceu o tiro com arco. Há três anos está em Praia Grande, cidade pela qual se apaixonou. Nascido em 1957, no município de Timbó, Santa Catarina, é casado e tem dois filhos.

Nenhum comentário: