Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

PG conquista seis medalhas na Semana de Vela de Ilhabela


Atletas da Cidade somaram dois ouros, uma prata e três bronzes
 
 
Time da Cidade conquista dois títulos em evento internacional
A equipe do núcleo do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) conquistou seis medalhas (dois ouros, uma prata e três bronzes) na 39ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. A competição, finalizada no último domingo (22), ocorreu na raia olímpica da cidade do Litoral Norte de São Paulo. Ao todo, 25 barcos e 37 atletas representaram o esporte praiagrandense sob comando técnico do professor Silvio Bello.

A categoria monotipos envolve embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos (casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame) são rigorosamente iguais. Estas embarcações dividem-se nas classes Laser, Finn, HC16, HC14, 420, 470, Kitesurf, Windsurf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optmist, Lightning, Nacra 20, Star e Scarler.

Na dingue, medalha de ouro para a dupla praiagrandense formada por Juan Carlos Ferreira e Laís Corbal; e bronze para Thiago Santana e Isabela Farias. Quarta posição para Igor Carvalho e Diogo Marques. Na Open Bic (atletas com mais de 25 anos), título para Vitor Sudbrack e terceira posição para Daniela Faggiani. Já Deivid Matheus acabou em quarto lugar. Na holder, segunda e terceira colocações para os velejadores Bruno Félix e Henrique Mariano. Na quarta posição ficou Paulo Ricardo.

Retrospecto – Em 2011, a turma praiagrandense conquistou nove medalhas (dois ouros, três pratas e quatro bronzes) na 38ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. Na classe holder, master (mais de 35 anos), título para Eugênio Santana. Na Open Bic, medalha de ouro para Rafael Soares. Na dingue, geral, prata para Igor Carvalho e Laís Corbal. Na holder, geral, segundo lugar para Thiago Borges.

Na holder, master, vice-campeonato para José Carlos de Souza. Terceiras colocações para André Matias e Luciano Vieira (dingue 1.5 – o pesos combinado dos atletas não pode ultrapassar 150 quilos); Thaís Soares e Nathália Barbosa (dingue, estreante – até um ano velejando nesta classe); Bruno Félix (holder, iniciante – primeiro ano na classe) e Vitor Sudbrack (open bic, geral).

Em 2010, o selecionado de Praia Grande obteve oito medalhas (quatro ouros, três pratas e um bronze) na 37ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. Na classe holder, Rafael Soares sagrou-se campeão geral. Na dingue, Tiago Santana e Laís Corbal ganharam as categorias geral e projetos sociais. Na escarler (tripulação a remo), a turma local faturou ouro e prata.

Em 2009, a equipe da Cidade conquistou 11 medalhas (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes) na 36ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex. Destaque para a categoria escarler, na qual Praia Grande faturou as três primeiras colocações. Em 2008, o time praiagrandense faturou 19 medalhas (seis ouros, sete pratas e seis bronzes). Na classe dingue, Rafael Soares e Leandro Moreira ganharam as categorias geral e veterana (quem já disputou campeonato brasileiro).

Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: