Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PG compete na 39ª Semana de Vela de Ilhabela, classe monotipos


Atletas da Cidade velejam neste fim de semana (20 a 22)
 
 
XAFTEC
Atletas da Cidade velejam neste fim de semana (20 a 22)
De sexta-feira a domingo (20 e 22), a partir das 9 horas, em Ilhabela, cidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo, a equipe do núcleo do Programa Navega São Paulo de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) disputa a 39ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. Ao todo, 25 barcos e 37 atletas representam a Cidade sob comando técnico do professor Silvio Bello.

A categoria monotipos envolve embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos (casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame) são rigorosamente iguais. Estas embarcações dividem-se nas classes Laser, Finn, HC16, HC14, 420, 470, Kitesurf, Windsurf, Day Sailer, Dingue, Snipe, Holder, Optmist, Lightning, Nacra 20, Star e Scarler.

Retrospecto – Em 2011, a turma praiagrandense conquistou nove medalhas (dois ouros, três pratas e quatro bronzes) na 38ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. Na classe holder, master (mais de 35 anos), título para Eugênio Santana. Na Open Bic (mais de 25 anos), geral, medalha de ouro para Rafael Soares. Na dingue, geral, prata para Igor Carvalho e Laís Corbal. Na holder, geral, segundo lugar para Thiago Borges.

Na holder, master, vice-campeonato para José Carlos de Souza. Terceiras colocações para André Matias e Luciano Vieira (dingue 1.5 – o peso combinado dos atletas não pode ultrapassar 150 quilos); Thaís Soares e Nathália Barbosa (dingue, estreante – até um ano velejando nesta classe); Bruno Félix (holder, iniciante – primeiro ano na classe) e Vitor Sudbrack (open bic, geral).

Em 2010, o selecionado de Praia Grande obteve oito medalhas (quatro ouros, três pratas e um bronze) na 37ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex, classe barcos monotipos. Na classe holder, Rafael Soares sagrou-se campeão geral. Na dingue, Tiago Santana e Laís Corbal ganharam as categorias geral e projetos sociais. Na escarler (tripulação a remo), a turma local faturou ouro e prata.

Em 2009, a equipe da Cidade conquistou 11 medalhas (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes) na 36ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela/Rolex. Destaque para a categoria escarler, na qual Praia Grande faturou as três primeiras colocações. Em 2008, o time praiagrandense faturou 19 medalhas (seis ouros, sete pratas e seis bronzes). Na classe dingue, Rafael Soares e Leandro Moreira ganharam as categorias geral e veterana (quem já disputou campeonato brasileiro).

Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secr
etaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: