Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Praiagrandense Caroline de Lima é vice-campeã Paulista de Caratê

A atleta da equipe de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK), Caroline de Lima, conquistou medalha de prata no Campeonato Paulista, classe júnior (16 e 17 anos). O certame organizado pela Federação Estadual (FPK), foi finalizado sábado (30), em Valinhos.

Caroline destacou-se no katá (apresentação de golpes imaginários na qual se avalia a perfeição dos movimentos), 2º kyu e acima (faixa azul a marrom). O título ficou com Naomi Hipólito (P.A. Cidadão) e o terceiro lugar com Gabriela de Almeida (Athenas). A carateca do Litoral qualificou-se para a final do Paulistão após vencer a primeira etapa classificatória do Paulistão, realizada em Jaguaríuna.

A atleta - Nascida em São Paulo e moradora do Bairro Mirim há mais de 11 anos, Caroline começou no caratê na escolinha da Prefeitura Municipal, com o mestre Jorge Yoshimura (faixa preta 7º Dan) e treina há seis anos. Estuda no Colégio Objetivo Praia Grande (Bairro Tupi). Nesta temporada, foi pré-convocada para integrar a seleção brasileira da modalidade, que disputa o Campeonato Sul-Americano, de 28 de junho a 3 de julho, em Assunção, no Paraguai.

Em 2010, Caroline foi o grande destaque de Praia Grande no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa). Ela faturou cinco medalhas de ouro: uma no katá (formas) e quatro no kobu-do. Caroline brilhou nas provas de BO (bastão), Nunchaku (dois pedaços de madeira unidos por uma corrente de ferro), Tunqua (bastão de defesa pessoal) e Sai (punhal de metal). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar de katá.

Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Competiu contra atletas de 17 países e ficou entre as 30 melhores do planeta. Garantiu vaga para o Mundial ao obter o vice-campeonato Pan-Americano. No mesmo ano, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação.

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguera), Seikan (Márcio Papi – Tupi) e Kami Dojo (Roberto Rodrigues - Samambaia).

Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: