Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Ademar Carlini vence Torneio Internacional de Tiro com Arco

O paratleta de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e Associação dos Deficientes - ADPG) e integrante da seleção brasileira, Ademar Luca Carlini, 54 anos, sagrou-se campeão do Torneio Internacional de Tiro com Arco, finalizado no último domingo (15), no Clube do Exército, em Brasília.

Competindo na categoria ARW2 (lesão medular), distância round olímpico 70 metros, ele superou 20 atletas. “Foi uma disputa de alto nível e consegui somar pontos importantes para o ranking internacional, que qualifica os atletas para a Paraolímpiada de 2012, em Londres, na Inglaterra. Venci atiradores do Canadá, Alemanha, Venezuela, Turquia, Suécia e Suíça”.Primeiro colocado do ranking nacional, Carlini ocupa a 13ª colocação na classificatória mundial.

“Foi importante obter o maior número de pontos possíveis neste torneio porque me aproximou da ParaOlímpiada. Faltam três eventos para definir os classificados. Preciso estar entre os 20 melhores atiradores com arco do planeta no ranking final”, relatou Carlini. “O esporte é muito forte na Ásia, atualmente os sul-coreanos dominam as competições internacionais”.

Título – Em abril deste ano, em Brasília, Carlini sagrou-se campeão brasileiro paraolímpico, classes adulta e máster. Venceu também a VI Copa Centro Oeste. Ganhou todas as disputas na categoria round olímpico 70 metros. As competições são regidas pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco).

Vitórias – Em 2010, o paratleta de Praia Grande ficou em 13º lugar no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, na disputa do round fita (AWR-2), na qual se somam as pontuações dos tiros de 30, 50, 70 e 90 metros. O certame ocorreu em Stoke, Mandeville, na Inglaterra. Foi a estréia de Carlini em competições internacionais.

Sagrou-se bicampeão brasileiro de tiro com arco, na disputa do round fita (AWR-2). Faturou também o título por equipes e conquistou medalha de bronze na V Copa Centro-Oeste. Ficou com o vice-campeonato paulista. Em 2009, comemorou o vice-campeonato nacional e o da Copa Centro Oeste. Conquistou também, medalha de prata no Campeonato Paulista Máster (mais de 35 anos). Em 2008, foi campeão brasileiro paraolímpico. No Paulistão, assegurou a medalha de bronze. Em 2007, sagrou-se vice-campeão brasileiro e obteve a medalha de bronze no Campeonato Paulista.

História - Carlini praticava vôo livre, no estilo paraglider e sofreu acidente no Morro do Maluf, em Guarujá. Teve compressão da medula e perdeu os movimentos das pernas. Na época, residia naquela cidade, mas se mudou para Natal, Rio Grande do Norte, onde conheceu o tiro com arco. Há três anos está em Praia Grande, cidade pela qual se apaixonou. Nascido em 1957, no município de Timbó, Santa Catarina, é casado e tem dois filhos.

Nenhum comentário: