Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

PG é candidata a sediar pré-jogos da Olimpíada de 2016

A cidade de Praia Grande é candidata a sediar treinamentos pré-jogos da Olimpíada e ParaOlímpada de 2016, que ocorre no Brasil. Segunda-feira (23), das 8 às 17 horas, no Rio de Janeiro, integrantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) da Cidade participam de reunião com membros do Comitê Organizador do evento e representantes dos demais municípios aprovados na primeira fase classificatória.

“É a primeira vez que Praia Grande participa de algo do gênero. A ideia nasceu após uma conversa entre o prefeito Roberto Francisco dos Santos e o secretario José Carlos de Souza”, informou o chefe da Divisão de Treinamentos e Esportes Competitivos da Sejel, professor Daniel de Lima Melo, que no Rio de Janeiro estará acompanhado pelo professor Fabiano Nepomuceno.

“Em resumo, elaboramos um projeto que pleiteia trazer delegações de outros países para cá. Destacamos toda a infra-estrutura esportiva existente na Cidade, condições de translado, atendimento médico e hospedagem. Fomos aprovados na primeira etapa classificatória, mas ainda existem diversas outras até a decisão final”, esclareceu Melo.

O que é – O Comitê Organizador da Olimpíada e ParaOlímpiada de 2016 vai identificar cidades em todo o país, que tenham condições esportivas (instalações), requisitos técnicos e logísticos; objetivando que delegações estrangeiras possam trazer atletas para este locais, viabilizando treinamentos e adaptação ao clima brasileiro. Puderam participar da primeira fase classificatória (que ocorreu de fevereiro a março deste ano), cidades, empresas e instituições (público ou privada) do ramo esportivo, com instalações que atendessem a demanda.

Por fim (após várias etapas seletivas), em janeiro de 2012 os representantes dos Municípios aprovados pelo Comitê Organizador assinam termo de compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento, e a posterior farão parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, que será lançado durante os Jogos Olímpicos Londres 2012. Uma Comissão Avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio dos Comitês Olímpico e ParaOlímpico Brasileiro; e Ministério do Esporte, avalia a adequação dos locais às exigências do regulamento.

Nenhum comentário: