Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Paulistão de Judô sub-17: Atleta de PG é a única campeã da Baixada Santista




Tawany Gianelo é destaque no certame estadual juvenil
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) Tawany Gianelo da Silva, 15 anos, peso superligeiro (até 40 kg), fez história no Campeonato Paulista Juvenil (15 e 16 anos, ou seja, sub-17). Campeã, ela foi à única atleta da Região Metropolitana da Baixada Santista a subir no local mais alto do pódio. O certame finalizado sábado (2), ocorreu no Ginásio do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo, Capital.

Fenômeno do judô local, no Paulistão de 2010, Tawany havia vencido a mesma categoria e já tinha sido a única atleta da Região a obter o primeiro lugar no certame estadual. Nesta temporada, ela já havia feito história ao sagrar-se campeã do Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu Juvenil), sendo a única integrante da seleção brasileira a ganhar medalha de ouro.

Sensação – Natural de São Caetano do Sul, Tawany mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. Atualmente, reside no Bairro Tupi. É a grande sensação do judô praiagrandense. Tem um currículo impressionante para uma menina de apenas 15 anos. Em 2010, realizou mais uma façanha ao conquistar o bicampeonato da Olimpíada Brasileira Escolar. Obteve outro feito inédito para o esporte local: o tricampeonato paulista estudantil sub-18 (2008, 2009 e 2010).

Sagrou-se ainda, campeã paulista juvenil, do Campeonato Sul-Brasileiro, das Copas São Paulo, Revelação, Virada Esportiva e Kimonos Budokan/Mogi das Cruzes. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil e da seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.

Em 2009, obteve dois títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares Sul-Americanos. Foi campeã da Olimpíada Brasileira Escolar, bicampeã paulista estudantil (2008 e 2009), campeã paulista, estadual do interior, regional e de diversos Torneios. Obteve o vice-campeonato nacional e a terceira colocação na Copa São Paulo.

Em 2008, foi campeã paulista estudantil. Faturou medalha de prata no Sul-Brasileiro, Paulista, Estadual do Interior, Regional e dos Jogos Olímpicos Escolares. Terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2007 ficou com os ouros no Meeting Sul-Brasileiro, Regional e Estadual do Interior. Em 2006, venceu o certame regional, foi vice-campeã paulista e medalhista de bronze no Estadual do Interior. Em 2005, ganhou o Campeonato Regional e o Meeting Sul-Brasileiro. 

Nenhum comentário: