Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Time de vôlei masculino de PG é campeão regional do JEESP

EE Balneário das Palmeiras representa a Cidade no evento estadual
 
 
XAFTEC
Equipe local classifica-se para final estadual
A equipe infantil (15 a 17 anos) de vôlei masculino de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc), da Escola Estadual Balneário das Palmeiras (Bairro Ocian), sagrou-se campeã da etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Na última quinta-feira (29), no Ginásio Jacozão, em Mongaguá, na decisão, os meninos da Cidade venceram, por 3 sets a 0 (25/12, 25/13 e 25/15), a equipe da EE Coronel Jeremias Júnior (Iguape).

Com o resultado, a equipe praia-grandense qualificou-se para a final estadual do JEESP que ocorre de 26 de setembro a 5 de outubro, na cidade de Limeira. O torneio regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) conta com apoio da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP).

Jogos – Nas rodadas anteriores da disputa, a equipe da EE Balneário das Palmeiras venceu, por 3 sets a 0 (25-22, 25-11 e 25-22), a turma da EE Diniz Martins (Guarujá), na rodada semifinal da etapa regional do JEESP. Na fase inter-regional, o grupo da Cidade sagrou-se tricampeão consecutivo (2011 a 2013).

Nas partidas realizadas, os meninos da Cidade venceram, por 2 sets a 0 (25/7 e 25/7), o time da EE Francisco Pereira da Rocha (Peruíbe); por 2 a 0 (25/12 e 25/11) a turma da EE Deputado Antônio Moreira Coelho, de São Vicente; e por 2 a 0 (25-13 e 25-8) também, o grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito Calixto (Itanhaém).

Vale frisar que jogam pela Cidade os alunos Miguel Caetano de Amorim Neto, Jackson Pedro Aihara das Chagas, Luan Castro e Guilherme Sanches (pontas); Luis Felipe Marçal e Mauricio Pires Gonçalves Júnior (levantadores); Matheus Sacchitelli Campos, Marcos Vinicius Gomes da Costa, Mateus Henrique e Fernando Santana Gomes (meias de rede); Dênis Márcio de Souza Ferreira (oposto) e Leandro Pereira da Silva (Líbero). Técnico: Marcelo Reginald Pinheiro. Assistente: Silvia Floriano de Lima.

Regras - Segundo o regulamento oficial da disputa, o JEESP é realizado em quatro categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (13 e 14), infantil (15 a 17) e juvenil (18). Disputam-se as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez; e para pessoas com deficiência (PcD): bocha, futebol de cinco e sete; goalball, tênis em cadeiras de rodas e vôlei.

A primeira fase do torneio é a inter-regional que reúne escolas representadas pela Diretoria de Ensino (DE) local; no caso de Praia Grande, a Diretoria de Ensino de São Vicente (DESV) que reúne ainda as cidades de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A segunda fase é a regional que aglutina os times vencedores da DESV com os da DE de Santos (Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga) e DE de Registro (Registro, Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Jacupiranga, Paraquiera-Açu, Eldorado, Sete Barras e Cananéia).

Vale frisar que nos esportes coletivos, os vencedores das etapas regionais classificam-se diretamente para a final estadual. Já nas modalidades individuais (como atletismo, por exemplo), eles qualificam-se para a Seletiva Escolar Estadual. Passando por mais esta etapa, eles avançam a final estadual do JEESP. Os ganhadores da etapa estadual qualificam-se para representar o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude – etapa nacional (antiga Olimpíada Brasileira Escolar).

Nenhum comentário: