Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Judoca da Cidade realiza período de treinamento no Japão

Tawany Gianelo faz intercâmbio com a seleção brasileira sub-21
 
 
Atleta de PG fica na Universidade de Tóquio
Na sexta-feira (6/9, a judoca de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Litoral Plaza Shopping, Escola Técnica Fortec, Escola de Idiomas Wizard Praia Grande), Tawany Gianelo da Silva, 17 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), embarcou para o Japão para realizar período de treinamento (fica na Ásia até o próximo dia 22) com a seleção brasileira sub-21.

No berço do esporte, ela e os demais atletas do país (são 18 no total), fazem trabalho específico visando a disputa do Campeonato Mundial que ocorre de 24 a 27 de outubro, na cidade de Ljubjana, na Eslovênia. O grupo fica alojado no Campus da Universidade de Tóquio. A instituição tem como grande chamariz a heptacampeã mundial e bicampeã olímpica do peso ligeiro (44 a 48 kg), Ryoko Tani.

Mundial – Este será o segundo Campeonato Mundial disputado pela judoca de Praia Grande revelada no Programa SuperEscola. Em 2011, em Kiev, na Ucrânia, com apenas 15 anos, Tawany sagrou-se campeã mundial sub-17. Ela venceu todas as adversárias por ippon (o golpe perfeito do judô): a búlgara Anastasiya Hatoukina, a ucraniana Ivanna Stytsun, a italiana Marion Huber e a romena Rut Saron Barna.

Dados – Nesta temporada, no Circuito Europeu sub-21, ela foi campeã das Copas de Bremen e Berlim, na Alemanha, e Liberec, na República Tcheca; vice-campeã nas Copas de Coimbra, em Portugal, e Lignano, na Itália; bronze na Copa de São Petersburgo, na Rússia. A atleta da Cidade faturou ainda outro título internacional em 2013, sendo campeã pan-americana sub-21, em Buenos Aires, na Argentina. Em nível nacional, ela conquistou o título brasileiro e o vice-campeonato dos Jogos Regionais (torneio adulto).

Na carreira, Tawany é campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira e sul-americana escolar; e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a atleta de Praia Grande entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

A jovem revelação nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. É filha de Tatiana Mabel e Cristiano Dantas. Começou a praticar judô na escolinha da Prefeitura Municipal, através do Programa SuperEscola. Torcedora do São Paulo Futebol Clube, é fã da judoca campeã pan-americana de 2007, Danielle Zangrando.

Nenhum comentário: