Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ginastas aprendem correção postural com professor italiano

Vincenzo Canali esteve em Praia Grande na quinta (5)
 
 
XAFTEC
Técnico internacional prestigia o trabalho de PG
Ginastas de Praia Grande (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) aprenderam a corrigir a postura durante os exercícios de treinamento e competição na última quinta-feira (5). Em visita a Cidade, o professor italiano Vincenzo Canali ministrou ensinamentos no Ginásio Boqueirão. Além dos atletas da casa, também estiveram presentes competidores de Santos (como o vice-campeão pan-americano Danilo Eduardo Nogueira e o campeão brasileiro Vitor Ogea Camargo) e São Bernardo do Campo.

No total, mais de 50 pessoas acompanharam o desenvolvimento das técnicas propostas por Canali. “Gostei bastante deste grupo de atletas de Praia Grande. Eles são observadores e põe muita energia naquilo que fazem. Não conhecia a Cidade, mas gostei muito da estrutura para a ginástica. Os equipamentos têm qualidade e os professores conhecem as técnicas”, afirmou o italiano.

Sistema - Entre tantos desportistas de alto nível, Canali trabalha com a russa Yelena Isinbaieva (recordista e tricampeã mundial, além de bicampeã olímpica) e a brasileira Fabiana Murer (campeã mundial, recordista pan-americana, sul-americana e brasileira), ambas do atletismo, prova do salto com vara. Idealizador do método Canali Sisten, ele trabalha há mais de 10 anos com o esporte de alto rendimento, especificamente na área de preparação física e postural de atletas.

“Postura é a grande contribuição da ginástica para o atletismo. Estive acompanhando o Campeonato Mundial de Atletismo neste ano, em Moscou, na Rússia, e posso afirmar que todo talento tem algum problema de postura. Há sempre algo a melhorar. Na Itália, buscamos corrigir as crianças bem cedo para que elas possam levar uma vida esportiva mais longa”, explicou Canali.

O método criado por Canali atua no sentido de combater possíveis lesões musculares e articulares; e na recuperação destas. Ou seja, busca fortalecer, alongar e equilibrar as cadeias musculares anteriores, posteriores e laterais do corpo humano. Segundo o técnico da seleção de ginástica artística de Praia Grande, Luís Carlos Mitio Okuda, o método Canali tem auxiliado atletas no mundo todo. “É um processo de reprogramação postural para melhorar o movimento técnico dos competidores. Uma forma de dar mais segurança ao desportista nas horas decisivas de uma disputa que exija o máximo do corpo”.

Dados – Vincenzo Canali foi o técnico mais novo da história da ginástica artística a dirigir uma seleção nacional (Itália) em um Campeonato Mundial (1987). Participou de diversos Mundiais, Europeus e em 2008, na Olimpíada de Beijing, na China, comandou a seleção italiana de trampolim acrobático. 

Um comentário:

Alberto Souza disse...

Muito bom! Uma postura errada faz toda a diferença na execução de uma manobra!
Parabéns pela iniciativa!