Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Taekwondo é a novidade nos Jogos Escolares de PG


Competição municipal tem início em setembro
 
 
XA
Competição municipal reune alunos de 10 a 17 anos
A disputa do taekwondo é a grande novidade deste ano nos Jogos Escolares de Praia Grande. A competição regida pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), chega a oitava edição consecutiva e tem início em setembro. O torneio que reúne alunos de 7 a 17 anos, envolve instituições de ensino das redes pública (municipal e estadual) e particular.

“A intenção de introduzir esta modalidade nos Jogos existia já há algum tempo, principalmente porque o taekwondo tem grande procura nos centros do Programa SuperEscola”, afirmou o secretário de Esportes, professor Antônio Carlos Salles. “Teremos disputas masculina e feminina. Creio que mais de 60 alunos devem participar do evento”.

Assim, os Jogos Escolares de Praia Grande passam a envolver 16 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Vale ressaltar que as arbitragens do evento são conduzidas por profissionais das Ligas Municipais e Regionais.

Detalhes – A competição é disputada em módulos: no primeiro, estão as modalidades de atletismo e ciclismo. No segundo, encontram-se as disputas de caratê, damas, judô, tênis de mesa e xadrez. No terceiro, há natação. No quarto, existem as modalidades de praia (futebol, handebol e vôlei). No quinto, rolam os jogos de futebol de campo. No sexto, ocorrem partidas de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei). Há divisões de faixas etárias, em cada esporte.

No atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei, categoria A, estão os alunos nascidos entre 1994 a 1996 (17 a 15 anos). Na B, os de 1997 a 2001 (14 a 10 anos). No torneio de caratê disputam jovens de 1994 a 2001 (17 a 10 anos). No judô, lutam atletas de 1994 a 2004 (17 a 7 anos). No futebol de campo, handebol de praia e vôlei de praia competem atletas de 1994 a 1998 (17 a 13 anos). No futebol de praia atuam alunos de 1997 a 2001 (14 a 10 anos). Na natação, damas, tênis de mesa e xadrez, as divisões ficaram assim A (1994 a 1996 – 17 a 15), B (1997 e 1998 – 14 e 13) e C (1999 a 2001 – 12 a 10).

Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto. Desta somatória sai o campeão do certame.

Retrospecto – Nos Jogos Escolares de 2011, pela primeira vez, uma instituição de ensino municipal sagrou-se campeã geral. Assim, o título obtido pelo grupo da Escola Municipal Governador Franco Montoro (Bairro Maracanã) entrou para a história da competição local.

Completaram as três primeiras colocações, as equipes do Colégio França (Caiçara) e Colégio Recanto (Boqueirão). Um total de 3.362 alunos participou da competição que reuniu 53 escolas e envolveu 16 modalidades (atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Em 2010, mais de cinco mil alunos, de 66 instituições educacionais, competiram em 15 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A turma do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) sagrou-se campeã geral. O grupo da Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Antártica) ficou com o vice-campeonato. Na terceira colocação terminou a equipe do Colégio França (Caiçara).

Em 2009, cerca de 2.300 alunos (de 11 a 17 anos), de 44 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares participaram em 14 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Na somatória de pontos, a Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Bairro Antártica) sagrou-se bicampeã (2008 e 2009). Na sequência terminaram Colégio Objetivo (Tupi) e EE Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda).

Em 2008, aproximadamente dois mil alunos (de 14 a 17 anos), de 33 instituições de ensino participaram 10 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, damas, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez). A Escola Estadual (EE) Professora Sylvia de Melo levou o título de campeã geral. Completaram o pódio as EE Júlio Secco de Carvalho (Bairro Solemar); e EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).

Em 2007, disputaram 1.600 alunos, de 40 escolas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e atletismo). Ficaram nos três primeiros lugares, EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia), Colégio Objetivo (Tupi) e EE Professora Sylvia de Melo.

Em 2006, competiram mais de 1.300 alunos, de 44 escolas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã EE Jardim Bopeva (Ocian). Terceiro lugar para a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).

Em 2005, participaram 35 escolas, e mais de mil atletas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã acabou sendo a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia). Terceiro lugar para a EE Jardim Bopeva (Ocian).

Nenhum comentário: