Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seis caratecas lutam no Campeonato Sul-Americano


Atletas da Cidade disputam competição em Lima, no Peru
 
 XAFTEC
Atletas da Cidade competem em Lima, no Peru
De segunda a sábado (25 a 30), em Lima, no Peru, seis integrantes da equipe de caratê de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK) disputam o Campeonato Sul-Americano. O evento é regido pela Confederação Continental (CSK).

Representam Praia Grande, no kumitê (luta): Gabriel Stankunas Pereira, kumitê, categoria infantil A (12 e 13 anos), peso menos de 45 kg, 3º kyu e acima (faixa verde a marrom); Cleisson Santos Correa, infantil A, mais de 50 kg, 2º kyu e acima (azul ou roxo a marrom); Marcelo Ramalho dos Santos, sênior (mais de 18 anos), até 84 kg, faixa preta 1º Dan; Sabrina da Silva Rodrigues, júnior (16 e 17 anos), menos de 59 kg, 3º kyu e acima; Juliana Oliveira Menezes, cadete (14 e 15 anos), menos de 54 kg, 3º kyu e acima.

No katá (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes), Jéssica Linhares, infantil A, 3º kyu e acima. No katá não há divisão por peso.

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi) e Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), na Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina) e ainda, no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Título – Neste ano, Gabriel Stankunas Pereira venceu a Copa Brasil de Caratê, a final do Campeonato Paulista e a XI Copa Subaru/Itupeva. Em 2011, no Ceará, o atleta integrou a seleção brasileira que disputou o Campeonato Pan-Americano. Em Assunção, no Paraguai, conquistou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano.

Terminou em terceiro lugar no Campeonato Paulista Infantil. Em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional.

Em 2012, Cleisson Santos Correa ganhou medalha de bronze na Copa Brasil. Em 2011, venceu os Jogos Escolares de Praia Grande. Em 2010, foi vice-campeão paulista escolar e terceiro colocado na Copa São Paulo. Nasceu em 7 de janeiro de 1997. Estuda na Escola Estadual Balneário das Palmeiras (Bairro Ocian).

Nesta temporada, Marcelo Ramalho obteve medalha de ouro na Copa Tietê e integrando a seleção brasileira, bronze no Campeonato Pan-Americano. Em 2011, no município de Melaka, na Malásia, na Ásia, conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial. Foi campeão pan-americano, brasileiro por equipes (integrando a seleção paulista), paulista e dos Jogos Abertos do Interior.

Ramalho sagrou-se vice-campeão paulista individual e dos Jogos Regionais. Entre tantas outras conquistas, o carateca soma diversos títulos paulistas, Regionais e Abertos, brasileiros e sul-americanos. Em 2007, faturou bronze no Campeonato Pan-Americano. Estuda Educação Física na FEFESP/Unisanta. Faixa preta da modalidade, pratica caratê desde os 5 anos, após receber indicação médica para curar a bronquite. Ele recebe convocações para a seleção paulista desde 2000.

Neste ano, Sabrina da Silva venceu a Copa Tietê de Caratê. Em 2011, na Malásia, na Ásia, conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial. Faturou medalhas de prata no Pan-Americano e de bronze no Sul-Americano. Foi campeã paulista e terminou na quarta colocação no Brasileiro. Em 2010, foi campeã paulista e brasileira. Foi terceira colocada no Brasileirão de 2009; ganhadora do paulista de 2008 e segunda colocada em 2007 e 2010. Iniciou no caratê em 2004, na EM Carlos Roberto Dias. Nascida em São Paulo, reside no Bairro Forte desde os 9 anos, quando o pai (militar) foi transferido para a Cidade.

Na atual temporada, Juliana Oliveira foi campeã paulista. Em 2011, foi campeã paulista e dos Jogos Escolares de Praia Grande. Em 2010, sagrou-se campeã brasileira de kumitê e foi bronze no katá; venceu a Copa São Paulo. Obteve medalha de bronze no Campeonato Paulista Escolar (representando o Externato Passionista Santa Maria – Bairro Sítio do Campo).

Já Jéssica Linhares venceu a XI Copa Subaru/Itupeva, garantiu medalha de bronze na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista. Em 2011, sagrou-se campeã brasileira e paulista. Ficou na terceirca colocação na 9ª Copa Brasil Biolab. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou medalhas de bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa), e no Campeonato Paulista Escolar. Em 2009, foi campeã paulista, do 63º Torneio Mestre Matsumura e terceira colocada no Campeonato Brasileiro. Em 2008, faturou medalha de bronze no Brasileirão.

Nenhum comentário: