Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Praia Grande fatura duas medalhas no Circuito Brasileiro ParaOlímpico


Luis Ramirez destaca-se na etapa nacional do torneio
 
A equipe de natação para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc; e Associação Paraolímpica do Litoral Paulista - APLP), conquistou duas medalhas (um ouro e uma prata) na primeira etapa da fase nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil, certame organizado pelo Comitê ParaOlímpico Brasileiro (CPB). A competição, encerrada no último domingo (17), ocorreu na piscina do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo, Capital.

As medalhas vieram com Luís Henrique Sieiro Lopez Ramirez, 19 anos, classe S14 (deficiência intelectual), que foi campeão nos 200 metros medley, com o tempo de 2min49seg68 (novo recorde brasileiro); e vice-campeão nos 200 livres, com 2min30seg55. Ele ainda obteve o quarto lugar nas disputas de 50 e 100 livres; 100 peito e 100 costas.

Outro atleta da Cidade participou da competição. Reginaldo Prado de Souza, S12 (deficiência visual), terminou nas quarta e nona colocações nas provas de 100 costas e 100 peito. Vale frisar que o grupo municipal recebe orientação técnica da professora Silvia Schich Rodrigues.

Retrospecto – Em 2011, Ramirez conquistou cinco medalhas (um ouro, uma prata e três bronzes) na terceira e última etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil. Ele obteve o título na prova dos 200 metros medley; prata nos 100 peito; e bronze nos 50, 100 e 200 livres. Na segunda etapa, venceu a prova dos 200 medley, foi prata nos 100 peito e bronze nos 200 livres. Na primeira fase, sagrou-se campeão da prova dos 200 medley e obteve a prata nos 100 peito.

Em 2009, em Fortaleza, no Ceará, três atletas de Praia Grande disputaram a segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil. José Agmarino de Jesus Coelho, o Zecão, classe F58 (amputado membro inferior), terminou em segundo lugar no lançamento do dardo e na quinta posição no arremesso do peso. José Leudo de Souza Santos, F54 (lesão medular), garantiu o bronze no lançamento do disco. Mário Sérgio da Rocha faturou a prata, no halterofilismo, categoria de 90 a 100 quilos.

Circuito - O Circuito Loterias Caixa Brasil ParaOlímpico objetiva estimular o desenvolvimento do esporte para deficientes físicos, visuais e mentais. Os melhores atletas do certame (os três primeiros colocados do ranking final nacional, em cada modalidade e sexo) credenciam-se a receber a Bolsa Atleta, programa de incentivo fiscal mantido pelo Ministério do Esporte. O CPB garante aos participantes hospedagem, alimentação e transporte interno. Há controle de doping em todas as etapas do torneio, com sorteio aleatório dos atletas escolhidos.

Nenhum comentário: