Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Brasil termina em quinto lugar no Pan-Americano de Surdos


Venezuela conquista pentacampeonato do evento esportivo
 
XAFTEC
País lutou por pódios em todas modalidades
O Brasil conquistou 27 medalhas na 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, realizados no País pela primeira vez, em Praia Grande. A delegação brasileira somou 7 ouros, 12 pratas e 8 bronzes. O total de pódios garantiu ao elenco verde e amarelo a quinta colocação no quadro de medalhas. Apontada como grande favorita, a Venezuela não decepcionou e garantiu o pentacampeonato do evento esportivo.

A delegação brasileira contou com cerca de 150 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Foi o maior elenco do Brasil em todas participações na competição. Pela primeira vez o País lutou por medalhas em todas as modalidades esportivas.

"Só de termos realizado o Pan-Americano com sucesso já foi uma grande vitória. Essas medalhas conquistadas demonstram a força de vontade de cada atleta brasileiro que entrou na disputa. Todos estão de parabéns. Trata-se de um marco para a comunidade de surdos. Esperamos contar com apoio do Governo Federal daqui para frente", analisou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Gustavo Perazzolo.

O grande destaque do Brasil ficou por conta do nadador Guilherme Maia. O atleta faturou quatro medalhas de ouro e mais cinco no total, uma prata e quatro bronzes. Também da piscina saiu outro primeiro lugar para o País, com Esdras Silva. As equipes de futsal masculino e feminino deram show dentro de quadra e comemoraram o título da modalidade no Pan de Surdos.

"O esporte para mim é tudo. Estava muito preparado para brigar por medalhas no Pan. Sofri uma lesão no joelho no início do mês. Fiquei sem treinar durante 15 dias e apenas fazendo fisioterapia", disse o vitorioso nadador, que garantiu vaga para disputa da Olimpíada de Surdos de 2013, na Bulgária.

Os elencos do atletismo, ciclismo, vôlei masculino e futebol também subiram ao pódio e tiveram papel importante para que o País terminasse com a quinta colocação no quadro de medalhas. A evolução nacional pode ser medida através da comparação com o último Pan de Surdos, quando foram conquistadas apenas duas medalhas de prata no atletismo.

Confira a classificação final do quadro de medalhas:

1º Venezuela - 19 ouros, 20 pratas e 14 bronzes - 53 medalhas
2º Canadá - 14 ouros, 10 pratas e 3 bronzes - 27 medalhas
3º Cuba - 8 ouros, 2 pratas e 2 bronzes - 12 medalhas
4º Argentina - 7 ouros, 15 pratas e 24 bronzes - 46 medalhas
5º Brasil - 7 ouros, 8 pratas e 12 bronzes - 26 medalhas
6º México - 1 ouro - 1 medalha
7º Estados Unidos - 1 prata - 1 medalha
8º Costa Rica - 1 bronze - 1 medalha
9º Guatemala - 0 medalha
10º Peru - 0 medalha

Competição - O evento reuniu 700 pessoas de 10 países do Continente. Além do Brasil, disputaram a competição Estados Unidos, México, Canadá, Peru, Argentina, Cuba, Guatemala, Costa Rica e Venezuela. Foram disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantiram vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.

Organização - A 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos contou com organização da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. A competição teve ainda o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e Força Sindical.

Nenhum comentário: