Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Velejador de PG compete no Mundial de Snipe

Aos 10 anos, começava a
história de Ellion Santana de Jesus
Aos 10 anos, começava a história de Ellion Santana de Jesus, de 15 anos, no esporte que mais ganhou medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: a vela. Cinco anos depois, o integrante da equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo ( SEEL  - Seduc, e Marinha do Brasil) disputa de 7 a 12 de outubro, em Ilhabela, litoral de São Paulo, o Campeonato Mundial da classe Snipe. Ele será o proeiro do barco Repeteco, que tem como timoneiro Ricardo Barbosa, o Ricão (Yacht Clube Paulista).

“Eu e o Ricardo velejamos juntos há algum tempo na Represa de Guarapiranga, em São Paulo”, disse Ellion. “Ele é um atleta experiente e como eu comecei a me destacar na modalidade, sendo inclusive campeão paulista e brasileiro da classe dingue em 2018 com meu irmão Esdras, fui indicado para fazer dupla com o Ricão na snipe. A gente teve um entrosamento rápido e tenho aprendido muito todos os dias. Estamos treinando focados para representar bem o Brasil no Mundial. Para mim, é muito gratificante ver que meu esforço tem trazido resultados, como esta classificação para o Mundial”.

Estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Sylvia de Mello (Bairro Antártica), em Praia Grande, o jovem Ellion iniciou nos esportes náuticos em 2014. Ele conheceu a modalidade por meio do Polo municipal do Navega SP, durante as atividades de complementação educacional que realizava quando estudava na Escola Municipal Antônio Peres Ferreira (Vila Sônia). 

“Iniciei junto com meu irmão Esdras e isso foi importante para motivar a gente”, destacou Ellion. “O professor Silvio Bello nos apresentou as especificidades das modalidades de canoagem, remo e vela. Me encantei com a vela, passei a treinar constantemente e pouco tempo depois, já comecei a competir. Aos poucos, fui conquistando medalhas para Praia Grande e melhorando minhas habilidades nas embarcações”.

Nesta temporada, ao lado de Giovana Vieira, Ellion foi vice-campeão da classe dingue na segunda etapa do Campeonato Paulista de Vela das Classes Nacionais. Competindo com o amigo Ricão, garantiu a 10ª colocação no 3º Campeonato Sudeste Brasileiro de Vela da classe Snipe, regido pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP). Em 2018, foi campeão brasileiro e paulista juvenil da classe dingue ao lado de Esdras Santana. Também levantou o título estadual da classe open bic. Foi campeão da 39ª edição da Regata de Vela do Colégio Naval na Open Bic. Ganhou medalha de bronze em etapa do Estadual das Classes Nacionais (dingue).

Dados - O grupo do Navega de Praia Grande recebe comando técnico do professor Silvio Bello com auxílio de Luiz Augusto Lorejan, Rodrigo Cesar Darbem Ribeiro Borges, Gil de Paula Pereira Lima e Orlando Luiz Simão Mendes. Os treinamentos ocorrem de segundas as sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, à beira mar da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho (localizado na entrada da Cidade - Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo). 

O barco da classe Snipe tem 4m72cm de comprimento, com um mastro e duas velas, e reúne dois tripulantes (timoneiro e proeiro). Uma embarcação simples, leve e versátil que requer extrema capacidade técnica, mais do que física. Foi criada em 1931, pelo norte-americano William Crosby. É uma embarcação monotipo (embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). 

Nenhum comentário: