Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Futebol de PG disputa o 48º Campeonato Estadual

Cidade é representada nas categorias feminina e masculina
As equipes masculinas sub-13 e sub-15, e feminina sub-14, de Praia Grande (SEEL e LFPG) competem na etapa sub-regional do 48º Campeonato Estadual de Futebol “Professor José Astolphi”, evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Só podem participar jogadores que estiverem matriculados na rede estadual (inclui a municipal) de Ensino Fundamental e Médio.

Nas disputas masculinas sub-13 e sub-15, apenas os times de Praia Grande e Guarujá se inscreveram para a etapa Sub-regional. Assim, no dia 24 de agosto, a partir das 10 horas, no Campo anexo ao Ginásio Magic Paula (Bairro Antártica), em Praia Grande, os times jogam em confronto único. Os vencedores avançam para a fase Regional e os perdedores estão eliminados.

Na competição feminina sub-14, também houve apenas dois times inscritos para a fase Sub-regional: Praia Grande e Cubatão. Só que nesta categoria, foi definido pela Diretoria Regional de Esporte e Lazer de Santos, que as equipes fazem duas partidas. A primeira ocorre no dia 24 de agosto, às 9 horas, no Campo anexo ao Ginásio Magic Paula, em Praia Grande. A segunda e decisiva acontece em 31 de agosto, às 10 horas, no Campo do Vera Cruz, em Cubatão.

Vale frisar que a competição é realizada em três fases. Na primeira (sub-regional), jogam apenas times da Região Metropolitana da Baixada Santista. A segunda (Regional). Envolve as equipes vencedoras da Baixada Santista, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. A terceira e última (final estadual), reúne os selecionados vencedores regionais das 14 Diretorias Esportivas do Estado mais o representante da Cidade sede. As Diretorias Esportivas de Esporte e Lazer (DREL) do Estado são as de Santos (envolve cidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira), Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, São Paulo/Capital, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. 

Retrospecto – Em 2018, a turma masculina sub-13 de Praia Grande ficou entre os 15 melhores do 47º Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi. Nas partidas realizadas na fase final, na primeira etapa de grupos (chave C), Praia Grande perdeu para Valinhos e São Carlos por 1 a 0, e para Bebedouro por 3 a 0. Para chega a final Estadual, a turma de Praia Grande venceu as etapas Regional e Sub-regional. Na Regional, o grupo de Praia Grande ganhou nos pênaltis por 4 a 2, após empate de 0 a 0 no tempo regulamentar, de Mongaguá. Na sub-regional não precisou jogar pois foi a única inscrita.

Em 2017, a equipe masculina sub-17 de Praia Grande parou na fase regional. A masculina sub-15 e a feminina sub-17 (que participou pela primeira vez) caíram na sub-regional. Em 2016, na sub-regional, os times masculinos sub-13 e sub-17 Praia Grande pararam. Em 2015, o time sub-13 de Praia Grande avançou à final estadual e terminou entre os oito melhores. A equipe sub-17 não passou da regional e a sub-15 da sub-regional. Em 2014, as turmas sub-13, sub-15 e sub-17 pararam na sub-regional. Em 2013, o selecionado sub-17 chegou a fase regional. Os sub-15 e sub-13 encerram a participação na sub-regional. Em 2012, o time local sub-15 avançou até a segunda fase (12 melhores) da final estadual. Em 2011, Praia Grande não jogou no evento estadual. Em 2010, a equipe masculina sub-16 de Praia Grande parou na etapa regional. Em 2009, o time sub-16 de Praia Grande caiu na primeira fase (15 melhores) da final estadual.

Nenhum comentário: