Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

PG sedia o Campeonato Paulista de Jogo de Damas

Evento acontece domingo (18/08), no Conviver Boqueirão
Neste domingo (18/08), a partir das 9 horas, no Conviver do Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº), em Praia Grande, ocorre o Campeonato Paulista de Jogo de Damas de 64 casas. O evento regido pela Federação Paulista da modalidade conta com patrocínio de Decorata Móveis Planejados e apoio da Prefeitura local. A entrada é gratuita para o público em geral.

Há disputas das categorias femininas e masculinas absoluta (idade livre – a principal da competição), sênior (mais de 19 anos), sub-19, sub-16, sub-15 e sub-10. Na primeira fase, haverá seis rodadas definidas por sorteio. Depois, os seis melhores jogadores avançam a fase semifinal. Por fim, os três primeiros colocados chegam a decisão do evento. Os três principais posicionados de cada categoria e sexo recebem premiação. Outras informações podem ser obtidas no site https://www.facebook.com/Jogosdedamas/.

O jogo de damas é uma disputa de tabuleiro que possui duas modalidades: 64 e 100 casas. Uma partida reúne dois jogadores, com 12 peças para cada um. O objetivo principal consiste em capturar ou imobiliza as damas do adversário. Atualmente, é um dos esportes mais praticados na forma digital. Há relatos registrados de que um jogo similar a este existe há mais de três mil anos Antes de Cristo (A.C.). O Egito é o berço do esporte.
Praia Grande - Comandada pelo técnico Cláudio Chozo Yamaia, a seleção de Praia Grande - que ficou em terceiro lugar nos Jogos Regionais (realizados em julho, na cidade de Osasco) – participa do Campeonato Paulista. O grupo conta com os damistas Alice Pereira Rosa Martin, Maria Candida Rajanauski, Bruno Seneme da Fonseca, Edson Claudinei Arantes Cardoso, Fernando Moretti, Igor Maischberger de Oliveira, Sebastião Lucas da Silva, Manoel Miguel de Oliveira e Samuel Coelho Costa. 

Nesta temporada, a equipe de Praia Grande já obteve importantes resultados. Na 4ª Taça Brasil de Jogo de Damas, modalidade 64 casas, na categoria 1ª Divisão (aberta a todos os participantes), Manoel Miguel de Oliveira, de 64 anos, sagrou-se campeão. Na feminina aberta, título para Evelyn Azevedo Batista, 20 anos. Já na elite (envolveu os 20 jogadores mais bem ranqueados do país), Djair Quintanilha, 56 anos, terminou na 13ª colocação. No Torneio de Jogo de Damas de 100 casas – homenagem ao mestre Doutor Yassuo, Manoel Miguel terminou na 14ª colocação.

Em 2018, pela primeira vez, a equipe municipal de damas mista (homens e mulheres juntos) sagrou-se vice-campeã do torneio da segunda divisão dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. Para se ter uma noção da importância deste resultado, nesta modalidade, os Jogos Abertos são a segunda maior competição do mundo (em número de participantes), perdendo apenas para a Olimpíada específica de damas. Nos 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região, a turma municipal ficou em terceiro lugar. Na fase classificatória dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) – 1ª Região e Capital, a equipe feminina de Praia Grande foi campeã e a masculina fechou na sétima colocação. Na final estadual, o grupo feminino foi o oitavo melhor e o masculino o 12º.

Nenhum comentário: