Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Caratecas de PG lutam pelo Pan-Americano sub-21

Quatro atletas da Cidade integram a seleção brasileira

De quarta-feira a domingo (28/08 a 01/09), na cidade de Guayaquil, no Equador, quatro atletas de Praia Grande integram a seleção brasileira que disputa o 30º Campeonato Pan-Americano, categorias feminina e masculina sub-14, sub-16 (cadete), sub-18 (júnior) e sub-21; evento internacional regido pela Federação Mundial (WKF - World Karatê Federation). Eles foram convocados em junho, pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Os atletas de Praia Grande competem no kumitê (luta) e katá (apresentação de movimentos e golpes), no 2º Kyu e acima (faixa azul, roxa, castanho, marrom e preta). Lutam Alice Beatriz Silva Gomes (Academia Gladiators) na cadete, no peso mais de 54 kg; Bryan da Silva de Aguiar Brito (Gladiators) na cadete, no menos de 52kg; Miguel Alejandro Gutierrez Mamani Silva (Gladiators) na cadete, no menos de 63 kg; e Gabriel Andrade Pinheiro (Academia Yamato Dojo) na júnior, no menos de 76 kg. 

No total, participam mais de 800 caratecas do Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Vale frisar que em 2018, a seleção brasileira sagrou-se campeã geral do Pan-Americano com 36 pódios conquistados (12 ouros, 6 pratas e 16 bronzes). Depois terminaram os times da Venezuela (7 ouros, 8 pratas e 7 bronzes), Estados Unidos (7 ouros, 7 pratas e 11 bronzes), México (6 ouros, 4 pratas e 14 bronzes) e Chile (5 ouros, 6 pratas e 10 bronzes).

Retrospecto – Em 2018, cinco atletas de Praia Grande conquistaram medalhas no Campeonato Pan-Americano. Eles competiram no kumitê (luta), no 2º Kyu e acima (faixa azul, roxa, castanho, marrom e preta). A medalha de ouro veio com Guilherme Gomes da Silva (Gladiators), na sub-18, peso mais de 76 kg. A medalha de prata veio com Cauã Eduardo Oliveira dos Santos (Yamato), na sub-14, peso menos de 45kg. Terceiros lugares para Beatriz Alves da Silva (Academia Kami Dojo), na sub-14, menos de 47 kg; Maria Eduarda Johns Mascari (Yamato), na sub-16, mais de 54 kg; e Rafaela Beatriz dos Santos Silva (Yamato), na sub-21, menos de 68 kg. Já José Maurício Suzuki Portella (Gladiators), na sub-16, menos de 50 kg, terminou na quinta colocação.

Outros seis atletas de Praia Grande lutaram no Pan-Americano, mas não ficaram entre os oito primeiros colocados: Miguel Alejandro Gutierrez Mamani Silva (Gladiators), na sub-14, mais de 55 kg; Bryan da Silva de Aguiar Brito (Gladiators), na sub-16, menos de 52 kg; Gabriel Vieira de Oliveira (Gladiators), na sub-16, mais de 70 kg; Bárbara Chacon Hor Cruz (Gladiators), na sub-18, menos de 53 kg; Leonardo Benes Figueroa (Seikan/Guto SBC), na sub-21, menos de 67 kg; e Jéssica Linhares de Paula (Gladiators), na sub-21, menos de 50 kg.

Em 2017, os atletas de Praia Grande ganharam cinco medalhas (duas pratas e três bronzes). Competindo no kumitê (luta), no 2º kyu e acima (faixa azul/roxa a preta), duas caratecas de Praia Grande foram vice-campeãs: Beatriz Alves da Silva (Kami), na sub-14, menos de 40 kg; e Rafaela Beatriz dos Santos Silva (Yamato), na júnior, mais de 59 kg. Garantiram as terceiras posições Ana Flávia Pereira (Yamato), categoria sub-14, peso menos de 35 quilos; e Jéssica Linhares de Paula (Yamato), na sub-21, menos de 50 kg. Outro que obteve o terceiro lugar foi Gabriel Pereira Stankunas (Yamato), sênior, mais de 60 kg. Ele integrou o time nacional de kumitê. Na disputa individual, ficou em quinto lugar. Já Aline Cristhina Rocha Teixeira (Gladiators), na júnior (16 e 17 anos), menos de 59 kg; e Rafael Inácio Carneiro Mota (Gladiators), sub-21, mais de 84 kg; terminaram a competição continental na sétima posição. 

Nenhum comentário: