Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Judocas de PG disputam o Brasileiro sub-18

Gustavo Gomes e Carlos Macedo
 representam a Cidade
Neste sábado e domingo (3 e 4), a partir das 8h30, na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro, dois atletas da equipe de Praia Grande (SEEL e Judô PG) integram a seleção paulista que luta no Campeonato Brasileiro de Judô categoria sub-18, evento regido pela Confederação Nacional (CBJ) com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Representam Praia Grande os judocas Gustavo Santos Gomes no peso meio-médio (66 a 73 quilos) e Carlos Eduardo Silva de Macedo no meio-pesado (81 a 90 kg). A dupla garantiu vaga para o evento nacional após conquistar as medalhas de ouro no Campeonato Paulista realizado em maio. Os atletas de Praia Grande são orientados pelos técnicos Alberto Silva Bittencourt, Rodrigo de Matos e Felipe César Camilo de Oliveira.

O Campeonato Brasileiro distribui para os atletas os últimos pontos no ranking nacional. Os primeiros colocados desta classificatória formarão a seleção brasileira na disputa do Campeonato Mundial sub-18, que ocorre em setembro, no Cazaquistão. Atualmente, Gustavo lidera o ranking dos meio-médios com 540 pontos (95 a mais que o segundo colocado – Gabryel Romero do Mato Grosso do Sul) e Carlos aparece em segundo lugar no meio-pesado com 315 pontos (355 a menos que o líder Kayo Santos de Pernambuco).

Neste ano, Gustavo sagrou-se campeão pan-americano, Brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, Paulista e dos Jogos da Juventude; vice-campeão brasileiro regional e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores. Já Carlos foi campeão brasileiro regional, paulista, da Copa São Paulo e dos Jogos da Juventude, vice-campeão do Meeting Nacional e sexto colocado nos Jogos Regionais.

Retrospecto – No Campeonato Brasileiro de Judô sub-18 de 2018, dois atletas de Praia Grande competiram. No peso ligeiro (50 a 55 quilos), Fábio Lescreck dos Santos ficou na quinta colocação. No peso superligeiro (até 50 kg), João Marcelo Morato de Oliveira terminou na sétima colocação. O grupo municipal treina no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão - Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi), de segundas as sextas-feiras, após ás 17 horas.

Nenhum comentário: