Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Torneio de bocha abre os Jogos da Maturidade de PG

Competição tem disputa
em várias modalidades.
Na próxima terça-feira (6/8), a partir das 8 horas, no Clube da Guilhermina (Rua Itapoan, 52, Bairro Guilhermina), acontece o torneio de bocha dos 6º Jogos da Maturidade de Praia Grande ( SEEL – SEAS). É o evento de abertura da competição que reúne 1.395 inscritos com mais de 50 anos, de 18 agremiações da Cidade.
A disputa municipal ocorre de 6 a 28 de agosto, com torneios de atletismo, bocha, caminhada esportiva, carteado (buraco e truco), damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado e xadrez. A novidade deste ano é que o morador de Praia Grande pôde se inscrever de maneira individual para participar dos Jogos da Maturidade, sem precisar estar filiado a uma associação de Bairro ou entidade esportiva. Todos os competidores obrigatoriamente apresentaram atestado médico.

Mais do que um evento competitivo, os Jogos são uma oportunidade de prática de atividade física por meio do esporte e lazer para a turma da melhor idade. Competem atletas das Associações dos Amigos do Bairro Princesa, dos Amigos do Jardim Guilhermina, Amigos do Jardim Real, dos Moradores do Samambaia (Amorsam) e da Terceira Idade Solemar (ATIS); Conviveres dos Bairros Boqueirão, Caiçara, Guilhermina, Ocian, Samambaia, São Jorge, Sítio do Campo, Solemar e Tupi; Academias da Saúde Geral e do Bairro Ocian; Grupo do Balneário Paqueta e Sociedade Amigos do Balneário Marambaia (Sambamar).

Dados - No dia 6 de agosto, há jogos de bocha; dia 7, compete a turma da malha; dias 8, 9 e 12, desenvolve-se a competição de vôlei adaptado; dia 13, é vez da natação; dia 14, há evento de tênis de mesa; dias 15 e 16, atuam os tenistas; dia 19, 20, 21, 22 e 23, há torneios de truco, damas, xadrez, dominó e buraco, respectivamente; dia 28, está programada a disputa de dança de salão; dia 29, ocorre participação no Programa municipal “Baila Comigo”; e no dia 31 de agosto, realiza-se o torneio de atletismo e caminhada, assim como a festa de encerramento.

Os Jogos da Maturidade de Praia Grande têm divisão de faixa etária por modalidade: atletismo e natação (categorias 50 - 50 a 54 anos, 55 - 55 a 59 anos, A – 60 a 64 anos, B – 65 a 69, C – 70 a 74, D – 75 a 59, E – 80 a 84 e F – mais de 85); dança de salão (A – 60 a 69, B - mais de 70); tênis, tênis de mesa e vôlei (A - 50 a 64 anos e B - mais de 65); bocha, damas, buraco, truco, dominó, malha e xadrez (categoria única – mais de 50 anos). Informações podem ser obtidas no telefone 3496-5606. Outras informações podem ser obtidas no boletim oficial do evento: 

https://drive.google.com/file/d/1QizhlwJ5pZOI6NUwwAm4JO6gTLml-XuZ/view.

Retrospecto - Em 2018, os Jogos da Maturidade de Praia Grande reuniram mais de mil pessoas acima dos 50 anos, de 17 associações, em 13 modalidades. A competição não teve entidade campeã no geral. Houve apenas vencedoras por modalidades. Participaram atletas das equipes da Academia de Saúde A, B e C, Associação dos Amigos (AA) do Jardim Guilhermina, AA do Jardim Real, AA Solidários da Flórida, Associação dos Moradores do Samambaia, Associação da Terceira Idade Solemar, Conviveres dos Bairros Boqueirão, Caiçara, Guilhermina, Ocian, Samambaia, São Jorge, Sítio do Campo, Solemar e Tupi.
Em 2017, a disputa aglutinou mais de 400 atletas, de 16 agremiações. Em 2016, o evento reuniu mais de 300 desportistas de nove entidades. O selecionado do Conviver do Bairro Caiçara sagrou-se campeão geral. Em 2015, o grupo da Sociedade Amigos da Vila Caiçara (Bairro Caiçara) venceu. Em 2014, o grupo da Associação Amigos do Distrito de Solemar (Bairro Solemar) obteve o título de campeão geral.

Nenhum comentário: