Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Jogos Escolares reúnem 34 instituições

Competição envolve alunos de 7 a 14 anos
Um total de 34 instituições de ensino públicas (municipal e estadual) e particulares garantiu participação nos Jogos Escolares de Praia Grande, evento regido pela SEEL,  com o apoio da Seduc. A competição, que tem início em 16 de setembro, tem torneios de oito modalidades: atletismo, damas, tênis de mesa e xadrez (categoria de 7 a 14 anos); basquete, futsal, handebol e vôlei (10 a 14 anos), na feminina e masculina.

No dia 19 de agosto, ocorre o congresso técnico do evento (sorteio dos confrontos entre os times por modalidade, definição dos horários dos jogos e sistema de disputa). De 16 a 20 de setembro, acontece a fase de classificação dos torneios de handebol e vôlei. No dia 23, é a vez do tênis de mesa. No dia 24, entram em ação damistas e enxadristas.

No dia 25, rola a disputa de atletismo. De 7 a 11 de outubro, desenvolve-se a etapa classificatória de basquete e futsal. No dia 30, há partidas finais de basquete e futsal; e no dia 31, de handebol e vôlei. Os três primeiros colocados em cada modalidade recebem medalhas e troféus. Não há instituição de ensino campeã geral, apenas por esporte. Todas as informações da competição municipal serão divulgadas no site da Prefeitura www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias, por meio dos boletins informativos da competição, produzidos pela SEEL.

Confira as entidades participantes dos Jogos Escolares de Praia Grande 2019:

Escola Municipal Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia)
EM Antônio Rubens Costa de Lara (Esmeralda)
EM Cidade da Criança (Cidade da Criança)
EM Domingos Soares Oliveira (Ribeirópolis)
EM Fued Temer (Guilhermina)
EM Governador Franco Montoro (Maracanã)
EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Melvi)
EM José Júlio Martins Baptista (Sítio do Campo)
EM Lions Clube Ocian (Ocian)
EM Professora Maria Nilza da Silva Romão (Vila Sônia)
EM Professora Maria Clotilde Lopes Rigo (Esmeralda)
EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos (Sítio do Campo)
EM São Francisco de Assis (Boqueirão)
EM Sebastião Tavares de Oliveira (Quietude)
EM Thereza Magri (Antártica)
Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda)
EE Deputado Rubens Paiva (Samambaia)
EE Professor Julio Pardo Couto (Nova Mirim)
EE Professor Pedro Paulo Gonçalves Lopes (Anhanguera)
EE Professora Maria Pacheco Nobre (Boqueirão)
EE Professora Magali Alonso (Tupi)
EE Professora Sylvia de Melo (Antártica)
EE Vila Tupi (Tupi)
Centro Educacional Vila Verde (Aviação)
Escola Celestin Freinet (Guilhermina)
Escola de Educação Infantil Constance Kamii (Caiçara)
Colégio Alpha (Boqueirão)
Colégio COC Novo Mundo (Forte)
Colégio França (Caiçara)
Colégio Objetivo (Tupi)
Colégio Passionista Santa Maria (Sítio do Campo)
Colégio Piteco (Assunção)
Colégio Trivium (Guilhermina)
Colégio Universo (Ocian)

Retrospecto – Em 2018, os esportes de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei) foram disputados em duas fases: uma regional e outra final. Na regional, as escolas foram divididas em sul, norte e centro. As ganhadoras de cada região, mais as duas segundas melhores colocadas das duas regiões com o maior número de escolas participantes (por modalidade e gênero), avançaram à etapa final. No total, a disputa reuniu mais de mil alunos de 7 a 15 anos, de 29 instituições de ensino.

O torneio de atletismo feminino e masculino teve as turmas do Colégio França como campeãs. No basquete feminino, vitória do Colégio Alpha e no masculino deu Escola Municipal Joaquim Augusto Ferreira Mourão. Nas damas mistas, título para o Colégio França. No futsal feminino, ouro para o time da Escola Estadual Deputado Rubens Paiva e no masculino para o Colégio Piteco. No handebol feminino e masculino troféus para as equipes do Colégio Objetivo. No tênis de mesa feminino, primeiro lugar para o grupo do Colégio Objetivo. No masculino, ganhou o selecionado do EE Professora Magali Alonso. No vôlei feminino e masculino, primeiras colocações para as turmas do Colégio Universo. No xadrez misto, vitória do Colégio Objetivo.

Em 2017, o grupo do Colégio Objetivo obteve o heptacampeonato (2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010) dos Jogos Escolares de Praia Grande. A turma do Bairro Tupi somou 194 pontos em 16 modalidades disputadas: atletismo, basquete, boliche, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, xadrez, disputa de rainha e rei (miss e míster).Na sequência da classificação terminaram as turmas do Colégio Recanto Educacional (Bairro Boqueirão) com 168 pontos, Colégio França (Caiçara) com 149,5, Escola Municipal Professora Elza Oliveira de Carvalho (Glória) com 107, Escola Estadual Vila Tupi (Tupi) com 73,5, EE Professora Magali Alonso (Tupi) com 63,8 e Escola CelestinFreinet (Guilhermina) com 59.

Nenhum comentário: