Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Presidente da Federação Paulista de Atletismo visita PG

Joel Lucas foi recebido pelo secretário
 de Esporte e Lazer, José Carlos de Souza
O Município de Praia Grande recebeu a visita do recém-eleito (dia 13 de julho) presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) Joel Lucas Vieira de Oliveira. Na última terça-feira (30), ele esteve na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) da Cidade, no Bairro Tupi, conversando com o responsável pela pasta, José Carlos de Souza. 

“A visita teve um caráter amigável e positivo”, destacou Souza. “A nova direção da FPA quer fomentar o desenvolvimento do atletismo das categorias de base, oportunizando assim, a evolução e o crescimento das pequenas e médias cidades que investem na formação dos atletas. Fiquei satisfeito com as propostas que ouvi e creio que Praia Grande pode fazer parte desta nova etapa do atletismo paulista”.

Com uma pista de nível internacional (certificada pela Federação Internacional de Atletismo - IAAF), o Município de Praia Grande é um atrativo da modalidade no país. Por inúmeras vezes, recebeu atletas, técnicos e seleções paulistas, brasileiras e estrangeiras para período de treinos. Além disso, valoriza a formação de base por meio do Programa SuperEscola – que oferece atividade física aos estudantes de 7 a 15 anos da rede municipal no contraturno escolar – e o trabalho competitivo com o polo de treinamento e desenvolvimento. 

A importância da Cidade no atletismo é ratificada pelo presidente da FPA. “Praia Grande tem uma significativa relevância histórica para o esporte do Estado e estou fazendo uma visita de reaproximação, de busca de diálogo. A última direção da FPA teve problemas com algumas localidades. Agora, estou fazendo um trabalho cuidadoso para tentar trazer essa turma de volta, promover uma refiliação. Para o atletismo do Estado ser forte precisamos de união, massificação e regionalização da modalidade”.

O presidente da FPA destacou algumas das novas propostas da entidade: “Quero realizar torneios regionalizados, nos quais as equipes viajem no máximo 100 km. Os melhores atletas desses torneios estariam classificados para o Campeonato Paulista. Isto reduziria muitos custos. Também é importante fazer um calendário oficial com as corridas de rua já que, hoje, muitas ocorrem de forma clandestina e colocam em risco a vida dos competidores. E desejo realizar uma competição oficial da FPA em Praia Grande. A Cidade merece esse carinho”. 

Pista – Neste ano, Praia Grande prestou uma homenagem para a campeã olímpica Maurren Higa Maggi, na pista municipal de atletismo. Ela esteve no local para ser homenageada e destacou a extrema qualidade do local. “É uma pista que poucas cidades do Brasil têm. Um espaço maravilhoso e de grande valia. Sinto-me honrada em ceder meu nome para esta pista incrível”. 

A pista municipal de Praia Grande foi construída em 2007 e já trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (InternationalAssociationofAthleticsFederations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1, estão pistas nas quais se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: