Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Luís Gustavo e Rodrigo Valério são campeões brasileiros de atletismo

Atletas da Cidade competiram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
 
 
XAFTEC
Atletas da Cidade qualificam-se para Campeonato Mundial
Dois integrantes da equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Entidade Profissional Atlética e Social – EPAS, Osan e Associação Paraolímpica do Litoral Paulista – APLP) sagraram-se campeões do Campeonato Brasileiro de Atletismo, categoria menor (16 e 17 anos). A disputa finalizada no último domingo (23), ocorreu no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Luís Gustavo Aguiar da Silva ganhou a prova do lançamento do martelo, com a marca de 65m13cm; superando Marcos Balbinot (Santa Catarina, com 57m30cm, e Luiz Moecke (São Paulo), com 57m15cm. Rodrigo Valério da Silva venceu os 1.500 metros rasos, com o tempo de 4min12seg25; deixando para trás Rafael Mendonça (Amazonas), com 4min13seg51, e Falckner Alves (SC), com 4min13seg83. Estes resultados garantiram as classificações de Luís e Rodrigo para a seleção brasileira que disputa de 10 a 14 de julho, em Donetsk, na Ucrânia, o Campeonato Mundial de Atletismo Menor.

Outra atleta da Cidade também participou da competição regida pela Confederação nacional (CBAT). Jéssica Lima Viana terminou em nono lugar no martelo, com 40m41cm. Formaram o pódio as catarinenses Samara Furtado e Ana Bayer, com 53m67cm e 51m14cm, e a paulista Silva Rodrigues, com 49m95cm. Vale frisar que a turma praia-grandense tem como responsáveis Flávio Barbosa e Rodrigo Rosa.
Luís – Natural de Praia Grande, Luís reside no Bairro Sítio do Campo e estuda na Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos.

Iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Em 2012, encerrou o ano como o terceiro melhor atleta do Brasil no martelo, menor. Foi campeão paulista e vice-brasileiro. Conquistou medalha de bronze na final estadual dos Jogos da Juventude, foi quarto colocado nos Jogos Regionais (competição adulta) e oitavo posicionado no Campeonato Sul-Americano realizado em Mendonza, na Argentina.

Em 2011, estabeleceu os novos recordes brasileiros e paulista da prova do martelo, na categoria mirim (14 e 15 anos). A marca de 56m40cm foi estabelecida em novembro, em Porto Alegre (RS), durante o Brasileiro Mirim Interclubes. Foi ainda vice-campeão dos Jogos Escolares de Praia Grande. É ganhador de mais de 30 medalhas em etapas do Circuito Paulista Mirim, nas provas de lançamento e arremesso.

Rodrigo – Natural de Santo André, em 17 de janeiro de 1997, Rodrigo chegou a Praia Grande em 2011, quando os pais vieram para a Cidade a trabalho. Estudante do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Vila Tupi (Bairro Tupi), ele começou no atletismo em 2009, já nas provas de corrida, distância de meio-fundo.

Em 2012, terminou a temporada como líder do ranking brasileiro nos 1.000 metros rasos, categoria mirim (14 e 15 anos). Sagrou-se campeão brasileiro, paulista, estadual da etapa classificatória do Estadual Escolar; dos Jogos Escolares de Praia Grande (800 metros rasos). Nos Jogos Regionais de Santo André (competição adulta), fez parte do revezamento 4x400 que foi quinto colocado e garantiu a oitava posição nos 800 e 1.500 metros rasos. Em 2011, foi vice-campeão paulista escolar. Ficou em sétimo lugar no Estadual e na 13ª posição no Brasileiro.

Nenhum comentário: