Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

SEEL se preocupa com falta de sede para Jogos Abertos do Interior

Competição estadual vive momento de tensão
 
 
XAFTECi
Secretário diz que deve haver reflexão sobre a disputa
Na manhã da última segunda-feira (24), integrantes da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) de Praia Grande foram informados oficialmente pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) que a cidade de Mogi das Cruzes desistiu de sediar a edição dos Jogos Abertos do Interior deste ano. A decisão, tomada em junho para uma competição que tinha início previsto para outubro, preocupa.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, alegou que com a redução das tarifas de ônibus, não conseguiria dar suporte financeiro para a realização dos Jogos. É importante esclarecer que o estado custeia uma pequena parte da competição e o município-sede a maior parte. De acordo com o regulamento, o evento passa para a cidade-sede do ano passado, no caso, Bauru. Se esta não aceitar, o Estado escolhe um local que atenda às necessidades da disputa. Informações de bastidores propagam que São Bernardo do Campo demonstrou interesse em receber o evento.

SEEL - Segundo o secretário Hugo Ribeiro é um momento de tensão vivido pelas cidades que participam da principal competição estadual. “Os Jogos Abertos tornaram-se um evento inchado, com muitas modalidades, atletas e custos. Há anos os dirigentes da maioria dos Municípios do estado reclamam muito disso. Talvez esse seja o momento para uma reflexão geral sobre esta disputa. Do contrário, ela pode entrar em declínio e deixar de existir”.

Os Jogos Abertos do Interior chegam a 77ª edição neste ano. A competição reúne mais de seis mil atletas, em 26 modalidades esportivas. Em 2012, em Bauru, 283 municípios competiram. A cidade de São Caetano do Sul é a atual campeã geral na primeira divisão; e Santos, na segunda.

Para o professor Paulo Roberto Peres Ramos a indefinição da sede dos Abertos atrapalha, principalmente, as cidades de pequeno e médio porte. “Todo mundo trabalha com um sistema de logística que planeja antecipadamente a escolha do alojamento, transporte, alimentação etc. Não saber aonde vai ocorrer a competição coloca a maioria dos municípios em estado de alerta e preocupação”.

Para qualificar-se para a disputa dos Jogos Abertos, as cidades do Estado participam em julho dos Jogos Regionais. Elas são divididas em oito grupos e competem nestas regiões por vagas para equipes e atletas. Para o professor Antônio Carlos Salles, a situação é ruim. “Agora, a SELJ pode escolher uma nova sede; ou bancar financeiramente a realização dos Jogos em Mogi mesmo. De qualquer forma, tornou-se um imbróglio”.

Nenhum comentário: