Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

PG marca presença no Pan-Americano de Caratê

Três atletas representam a Cidade
Três caratecas de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK) integram a seleção brasileira que disputa de 2 a 4 de setembro, no município de Fortaleza, no Ceará, o Campeonato Pan-Americano, categorias infantil (12 e 13 anos), cadete (14 e 15), júnior (16 e 17) e sub-21.

Representam a Cidade na competição continental, no katá (demonstração de formas e movimentos da modalidade, na qual avalia-se a perfeição dos golpes), junior, Caroline de Lima (Colégio Objetivo, Classhouse e Estação Saúde). No kumitê (luta), infantil, peso menos de 40 quilos, Gabriel Pereira Stankunas (Colégio Dimensão) e Jéssica Linhares de Paula (Escola Celestin Freinet).

Praiagrandenses - Em junho, em Assunção, no Paraguai, Gabriel conquistou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano. Ele integrou a seleção nacional formada pela Confederação Brasileira de Caratê (CBK). Enfrentou atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O carateca praiagrandense, na temporada de 2011, terminou em terceiro lugar no Campeonato Paulista Infantil. Em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional.

Jéssica - Neste ano, Jéssica sagrou-se campeã brasileira e paulista. Ficou na terceira colocação na 9ª Copa Brasil Biolab. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou medalhas de bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa), e no Campeonato Paulista Escolar. Em 2009, foi campeã paulista, do 63º Torneio Mestre Matsumura e terceira colocada no Campeonato Brasileiro. Em 2008, faturou medalha de bronze no Brasileirão.

Caroline – No Campeonato Sul-Americano de Caratê, Caroline não ganhou medalha. Ela foi derrotada por uma carateca peruana logo na estréia. Nesta temporada, ela sagrou-se vice-campeã paulista, brasileira por equipe e terceira colocada (individual) no Brasileirão. Em 2010, faturou cinco medalhas de ouro no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa).

Caroline brilhou nas provas de BO (bastão), Nunchaku (dois pedaços de madeira unidos por uma corrente de ferro), Tunqua (bastão de defesa pessoal) e Sai (punhal de metal). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar.

Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Competiu contra atletas de 17 países e ficou entre as 30 melhores do planeta. Garantiu vaga para o Mundial ao obter o vice-campeonato Pan-Americano. No mesmo ano, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação.

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia) e Academia Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi).

E ainda, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: