Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tawany Gianelo é campeã Pan-Americana de Judô

Atleta da Cidade conquista terceiro título internacional
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) e integrante da seleção brasileira, Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping), peso superligeiro (até 40 quilos), sagrou-se campeã pan-americana sub-17. A competição, finalizada no domingo (11), ocorreu na cidade de Santiago, no Chile.

Sem dar chances às adversárias, a judoca praiagrandense de 15 anos (completa 16 anos em 8 de outubro) obteve o terceiro título internacional da temporada. Antes, já havia vencido o Campeonato Mundial sub-17, na Ucrânia; e o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17).

“Estou muito feliz por mais esta conquista. Depois do título mundial, em nenhum momento me acomodei ou achei que seria fácil ganhar o Pan. Pelo contrário, continuei treinando intensamente e cheguei no Chile respeitando todas as minhas adversárias”, destacou Tawany. “Esse título pertence a todos que me apóiam: família, amigos, equipe e professores”.

Internacional – Em agosto, na cidade de Kiev, na Ucrânia, a judoca de Praia Grande foi a única atleta da seleção brasileira a conquistar medalha de ouro no Campeonato Mundial sub-17. Ela venceu todas as lutas e não deu chances às adversárias. Na estréia, derrotou a búlgara Anastasiya Hatoukina por ippon (o golpe perfeito do judô). Na segunda luta superou a ucraniana Ivanna Stytsun por yuko. Na semifinal do certame, ganhou da italiana Marion Huber por yuko. Na decisão, em apenas 20 segundos, venceu a romena Rut Saron Barna por ippon.

Tawany já havia chamado a atenção da CBJ neste ano. Dos 15 atletas convocados para integrar o grupo verde e amarelo no Mundial sub-17, apenas a jovem praiagrandense conquistou medalha de ouro em etapa do Circuito Europeu de Judô. Ela fez história ao vencer o Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha.

Nenhum comentário: