Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Seleção Brasileira de Atletismo treina em PG

O grupo realizou treinamentos na pista do Sítio do Campo
 
 
XAFTEC
Presença incentivou atletas da Cidade
Atletas da Seleção brasileira de Atletismo treinaram quinta-feira (11), na pista municipal, na Rua José Bonifácio, s/nº, no Bairro Sítio do Campo, em Praia Grande. O grupo realizou trabalho de corrida e interagiu com crianças do Programa SuperEscola e paratletas da Cidade. Os desportistas que vieram ao Município têm comando do professor Adauto Domingues, que foi campeão pan-americano dos 3.000 metros com obstáculos, em 1987, em Indianápolis - Estados Unidos, e em 1991, em Havana - Cuba.

Segundo a responsável pela equipe de pedestrianismo local, Maria Lúcia Jesus, a passagem dos atletas de alto nível pelo Município representou um orgulho para o Município e incentivo para atletas locais. “Eles servem de espelho, exemplo, para a nossa garotada, que treina aqui diariamente. Estamos num ciclo olímpico e este intercâmbio entre iniciantes e profissionais é uma oportunidade única de aprendizado”.

Atletas – Estiveram na pista municipal, atletas da equipe da BM&F Bovespa/São Caetano do Sul e ONG Sylvio de Magalhães Padilha (Symap/São Paulo). O destaque ficou por conta da presença de Marilson Gomes dos Santos (tricampeão da São Silvestre em 2003, 2005 e 2010; bicampeão da Maratona de Nova York em 2006 e 2008; quinto colocado na Olimpíada de Londres, na Inglaterra, em 2012).

Outras presenças que chamaram a atenção foram de Leandro Prates de Oliveira (campeão pan-americano dos 1.500 metros, em 2011), André Alberi (campeão sul-americano de cross country, em 2005) e Juliana Paula Gomes (campeã pan-americana em 2007, vice-campeã ibero-americana em 2010, e recordista brasileira dos 1.500 metros. Obteve ainda bronze no Mundial Juvenil de Kingston, na Jamaica em 2002, nos 800 metros).
Praia Grande - A pista municipal, construída em 2007, já trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: