Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atletas são campeões paulistas de Vela

Patrick e Rafael disputaram a classe dingue, na Capital
 
 
Competição ocorreu em duas etapas
A dupla do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo, formada por Rafael Henrique Soares e Patrick Santos, foi campeã do Paulistão de Vela, classe dingue, categoria A (principal do torneio). A competição, realizada em duas etapas, foi finalizada no último domingo (14), na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Junto com outros atletas, Soares chegou ao sexto título paulista. Os competidores têm o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc), e da Marinha do Brasil.

Na mesma categoria, Juan Carlos Silva e Laís Corbal asseguraram a medalha de bronze. Daniela Dias e Tamires Gomes acabaram na sexta posição. Thiago Santana e Isabela Farias aparecem na nona e Thais Soares e Bruno Félix no 10º lugar.

Mais - Na categoria juvenil (até 16 anos), Vitor Fernandes e Gabriel Silva garantiram a medalha de prata. Na 1.5 (o peso dos dois atletas somados deve ser superior a 150 quilos), David Brito e Matheus Barbosa também foram vice-campeões. Na estreante, a quarta posição ficou com Sidney Moura e Carlos Kuhne. O grupo local tem como responsável Silvio Bello.

O evento, realizado pelo São Paulo Yatch Club (SPYC), teve supervisão da Federação de Vela do Estado (FEVESP). A classe dingue reúne barcos monotipos, que são embarcações construídas conforme desenho único, tendo as mesmas medidas e peso: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame.

Dados – Em 2012, o time local obteve seis medalhas (três ouros, duas pratas e um bronze) no Paulistão de Vela, classe dingue. Na categoria A, Rafael Soares e Isabella Farias conquistaram o ouro. A medalha de bronze foi para Juan Ferreira e Laís Corbal. Na estreante, o título ficou com Thaís Soares e Paulo Ricardo. Davi Massarelli e Diego Marques ficaram com a Prata. Na 1.5, o ouro foi para Thiago Santana e Carlos Menezes. Na D (atletas dos núcleos do Programa Estadual Navega São Paulo), prata para Vitor Sudbrack e Rogério Sudbrack.

Rafael - Rafael é natural de Praia Grande e reside no Bairro Vila Sônia. Nasceu em 27 de setembro de 1988. Há 13 anos ele treina com a equipe do Programa Navega São Paulo da Cidade. Em 2012, foi campeão brasileiro de dingue e terceiro colocado no nacional de holder (barcos monotipos). Sagrou-se ainda pentacampeão paulista de dingue, da Semana de Santa Catarina, das Regatas da Marinha do Brasil, Colégio Naval e Escola Naval.

Foi vice-campeão da Regata de Abertura da FEVESP. Em 2011, na cidade de Ascona, na Suíça, ele terminou na sexta colocação do Campeonato Mundial de Open Bic. Foi campeão brasileiro de open bic, na open; e bicampeão brasileiro de dingue (2010 e 2011), na classe mista. Campeão da Semana de Ilhabela. Terceiro colocado na Regata de Aniversário de Santos, na laser.

Nenhum comentário: