Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Tawany Gianelo é campeã Paulista sub-20 de judô


Atletas de Praia Grande faturam ainda medalhas de prata e bronze
 XAFTEC
PG conquista três medalhas no Paulistão sub-13 e sub-20
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer –Sejel – e Educação – Seduc), Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping e Escola Técnica Fortec), 16 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), sagrou-se campeã Paulista júnior (18 a 20 anos), divisão especial (atletas que lutam em qualquer nível de evento). A competição, finalizada no último sábado (23), ocorreu no Ginásio Doutor Mario Covas, em Registro.

Assim, Tawany garantiu vaga na seleção paulista que disputa de 18 a 19 de agosto, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro sub-20. A turma da Cidade ainda conquistou mais duas medalhas no torneio estadual regido pela Federação Paulista (FPJ). Na sub-20, Gilmara Cristina Prudêncio, leve (52 a 57 kg) obteve o vice-campeonato. Na infanto-juvenil (11 e 12 anos), classe aspirante (atletas que disputam apenas torneios em nível estadual), terceiro lugar para Sabrina Soares do Nascimento, peso médio (42 a 47 kg).

Retrospecto – Em 2011, no torneio sub-20, vice-campeonatos para Gilmara Cristina Prudêncio, leve; e Gabriela Mattioli de Siqueira, pesado. Medalha de bronze para Nathália Cárnio, ligeiro. Em 2010, Gabriela, conquistou medalha de bronze no Campeonato Paulista sub-20. Medalha de prata para Thamiris Anacleto Néris Cabral, categoria sub-13, peso meio-médio (38 a 42 quilos).

Em 2009, na sub-13, Thamiris ganhou medalha de ouro no meio-leve (31 a 34 kg). No médio (42 a 47 kg), título para Geovana Soares e prata para Sabrina Gabriela Oliveira de Araújo. Leonardo de Oliveira Santos foi campeão no superligeiro (até 28 kg). Na sub-20, Gabriela garantiu o terceiro lugar no pesado. O time municipal tem comando técnico dos professores Daniel Marques Lotto e Danusa Shira, que também comanda a seleção brasileira feminina sub-20.

Revelação – Neste ano, Tawany Gianelo garantiu medalha de ouro na Copa de Kiev, na Ucrânia (etapa do Circuito Europeu, categoria júnior); e na final estadual dos Jogos da Juventude.

Em 2011, além da conquista do título mundial, venceu o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a jovem atleta tornou-se a mais nova da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

A judoca já foi campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, Paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a judoca de Praia entrou para a história do judô e faz parte d
e um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: