Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

Futebol de Mesa, agora tem endereço em Praia Grande




E os cultuadores do futebol de mesa, também conhecido como futebol de botão, de Praia Grande, já tem endereço e número para as disputas oficiais, para esse esporte menino, que todo marmanjo sonha em jogar.


Na sede do Ocian Praia Clube, foi inaugurada a "ARENA" Ocian PC de futebol de mesa, o mais novo caçula da Federação Paulista de Futebol de Mesa.


Com a inauguração da Arena pelo Presidente do Ocian PC , Marcos Monzem, foi dada a largada para os aficcionados da modalidade, se encontrar e se organizarem para os futuros campeonatos.


A parceria entre a Federação Paulista de Futebol de Mesa com o Ocian Praia Clube, gerou o Praia Grande Futebol de Mesa, o primeiro clube oficial da Cidade, que deverá em futuro , organizar os campeonatos, disputas municipais , regionais e estaduais, é Praia Grande , cada vez mais esportiva.


A equipe do Jogada Esportiva, vem agradecer a todos os envolvidos por mais esse "show" de bola, que os nossos dirigentes tem proporcionados, agora só resta aos nossos "botonistas" a participação ativa em divulgar a modalidade.

Futebol de Botão é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um "passatempo" e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado "Futebol de Mesa" "Futebol de Botão


De acordo com o Banco de Dados Folha, o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt. Contam que ele primeiro jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e amado por uma legião incontável de praticantes e admiradores, com sua diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.
Geraldo Décourt é, segundo alguns, um dos precursores do que nós conhecemos hoje como "futebol de mesa" no Brasil; por volta de 1929, ele deu o nome de "Celotex", que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.
O dia do nascimento de Geraldo Décourt em 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".
Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. ..."


Nenhum comentário: