Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2012

PG sedia Jogos Pan-Americanos de Surdos


Competição ocorre de 14 a 24 deste mês, nos Ginásios Municipais
 
 
A  partir desta quinta-feira (14) e até o próximo dia 24, a Cidade de Praia Grande sedia a quinta edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, competição realizada pela Organização Pan-Americana (OPDS), com apoio da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura de Praia Grande e Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Pela primeira vez, o evento é realizado no Brasil.

Nesta quinta-feira (14), às 18 horas, no Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, com a Rua 23 de Maio, Bairro Mirim), ocorre a cerimônia de abertura da competição. Às 20h30, após o desfile de apresentação das delegações, acontece jogo amistoso de futsal entre a seleção brasileira de surdos e a equipe praiagrandense paraolímpica.

Ao todo, mais de 700 pessoas (homens e mulheres), de 11 países do continente, competem no evento: Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Cuba, Venezuela, Argentina, Costa Rica, Panamá e Guatemala. Disputam-se sete modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, natação e vôlei. Os países campeões, de cada modalidade, garantem vaga para as Olimpíadas de Surdos de 2013, que ocorre na Bulgária.

Brasil – As delegações participantes da competição estão alojadas nas Colônias de Férias de Praia Grande. O Brasil conta com a maior delegação da história na competição, com 150 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. “Esta é a primeira vez que o Brasil buscará medalhas em todas as modalidades em disputa”, afirmou o diretor de Esportes da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e chefe da delegação nacional nos Jogos, Luciano Germano.  

Vale ressaltar que a Venezuela venceu as quatro edições anteriores do torneio. "Eles recebem total incentivo do governo. Esta é a explicação pela hegemonia dentro da disputa. Mas, o Brasil lutará pelas primeiras colocações no quadro geral de medalhas. Estamos em ótimo momento em algumas modalidades, como futebol e futsal", concluiu Germano. 

Nenhum comentário: