Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Brasil está em quarto lugar na classificação do Pan de Surdos


Cuba lidera competição com oito medalhas de ouro
 
 
XAFTEC
Evento reúne atletas de 10 países
O Brasil faz história nos Jogos Pan-Americanos de Surdos. A competição, que está sendo disputada no País pela primeira vez, ainda não chegou nem à metade, mas a delegação nacional já estabeleceu seu novo recorde de pódios conquistados. Foram 14 (quatro ouros, três pratas e sete bronzes) até o momento. O grupo verde e amarelo ocupa atualmente a quarta colocação na classificação do quadro de medalhas, liderado por Cuba.

A delegação brasileira nesta 5ª edição do Pan de Surdos é a maior da história do País em todas as participações, composta por 150 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Pela primeira vez, o Brasil luta por medalhas em todas as modalidades em disputa.

“O crescimento do número de integrantes demonstra a importância do Pan para a comunidade esportiva de surdos do País. A campanha neste início superou todas nossas expectativas. Acredito em resultados expressivos ao longo de toda a competição", analisou o diretor de Esportes da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e chefe da delegação nacional nos Jogos, Luciano Germano.

As medalhas foram conquistadas na natação e no atletismo. O nadador Guilherme Maia e o atleta Adriano Stanislau são os destaques brasileiros. Juntos somaram 10 medalhas para o País (Maia subiu ao pódio seis vezes e Stansilau mais quatro).

Com desempenho surpreendente no atletismo ao vencer a maioria das provas, Cuba lidera o quadro de medalhas com oito ouros, duas pratas e um bronze. Os cubanos, por enquanto, estão desbancando a Venezuela, tetracampeã Pan-Americana e favorita ao título geral. Até o momento os venezuelanos somam seis ouros, onze pratas e quatro bronzes.

Confira a classificação parcial do Pan-Americano de Surdos:
1º Cuba – 8 ouros, 2 pratas e 1 bronze – 11 medalhas
2º Venezuela – 6 ouros, 11 pratas e 4 bronzes – 21 medalhas
3º Canadá – 4 ouros, 5 pratas e 1 bronze – 10 medalhas
4ª Brasil – 4 ouros, 3 pratas e 7 bronzes – 14 medalhas
5º Argentina – 3 ouros, 5 pratas e 1 bronze – 9 medalhas

Programação de disputas do Pan de Surdos para esta terça-feira (19):
Futebol masculino
Estádio Mansueto Pierotti
10 horas
Brasil x Venezuela

Basquete masculino
Ginásio Magic Paula
17 horas – Argentina x México
19 horas – Brasil x Estados Unidos

Futsal feminino
Ginásio Falcão
8h30
Brasil x Venezuela

Futsal masculino
Ginásio Falcão
20 horas
Brasil x Argentina

Vôlei feminino
Ginásio Falcão
10h30 – Brasil x Canadá
14 horas – México x Argentina

Vôlei masculino
Ginásio Falcão
16 horas – Argentina x Peru
18 horas – Brasil x México

Competição - A competição ocorre em Praia Grande, Litoral Paulista, até o dia 23 deste mês. O evento reúne 700 pessoas de 10 países do Continente. Além do Brasil, disputam a competição Estados Unidos, México, Canadá, Peru, Argentina, Cuba, Guatemala, Costa Rica e Venezuela.

São disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.

Organização - A 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos conta com organização da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. A competição tem ainda o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e Força Sindical.

Nenhum comentário: