Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cerca de mil pessoas prestigiam abertura do Pan de Surdos


Seleção brasileira de futsal perdeu amistoso para Praia Grande, por 5 a 1
 
 
XAFTEC
Atletas de 10 países disputam evento
Cerca de mil pessoas prestigiaram a abertura da 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos. A solenidade ocorreu na noite de quinta-feira (14), no Ginásio Falcão, em Praia Grande, sede do evento esportivo. Apresentações da Liga de Capeira e do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Amigos do Samba animaram a festa. Ao final, a seleção brasileira de futsal masculino que disputará a competição perdeu amistoso contra a equipe sub-18 praiagrandense, por 5 a 1.

O Brasil recebe a competição pela primeira vez. As disputas ocorrem em solo praiagrandense até o dia 23. O Pan-Americano de Surdos reúne 700 pessoas do Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Cuba, Venezuela, Argentina, Costa Rica, Peru e Guatemala. Serão disputadas sete modalidades (futebol, basquete, ciclismo masculino, futsal, vôlei, natação e atletismo masculino e feminino). Os campeões garantem vaga nas Olimpíadas de Surdos de 2013, na Bulgária.

“É um marco para o Brasil receber uma edição do Pan-Americano de Surdos. O importante não é vencer ou perder. Todos os participantes já são vencedores por participarem de um evento que demonstra a capacidade de integração de nossa comunidade”, destacou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), Gustavo Perazzolo.

Os duelos de voleibol masculino e feminino, no Ginásio Falcão, abrirão as disputas por medalhas nesta sexta-feira (15). Já no sábado (16), serão abertos os torneios de atletismo, natação, futsal e basquete. O Brasil conta com o maior grupo da história na competição, com 150 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

“Os surdos contam com certa dificuldade na inclusão social. A realização dessa edição do Pan-Americano no Brasil será um instrumento que poderá contribuir para evolução favorável dessa questão”, afirmou o presidente do Comitê Organizador do Pan e diretor de marketing esportivo da Fupes (Fundação Pró-Esporte de Santos), o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles-1984, Mário Xandó de Oliveira Neto.

Amistoso – A seleção do Brasil de futsal masculino de surdos encerrou a programação da abertura do Pan ao enfrentar em amistoso a equipe sub-18 de Praia Grande. A equipe praiagrandense venceu por 5 a 1. O técnico do brasileiro, Mauro Caxias, aproveitou o confronto para dar ritmo de jogo para todo seu elenco.

“Trata-se de um grupo talentoso, com bons valores individuais, como o ala Guilherme. Acredito que o Brasil brigará pelo título, ainda mais porque todos os integrantes do elenco estão motivados por jogarem em casa diante da torcida brasileira”, analisou o treinador.

Organização - A 5ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos conta com organização da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. A competição tem ainda o apoio da Prefeitura de Praia Grande, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e Força Sindical.

Nenhum comentário: