Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Judoca sub-18 de PG é campeão Pan-Americano

Gustavo Gomes luta no peso meio-médio
Pela primeira vez na história de Praia Grande um judoca do sexo masculino sagrou-se campeão pan-americano. O feito realizado por Gustavo Santos Gomes (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL e Judô Praia Grande), no peso meio-médio (66 a 73 quilos), na categoria sub-18, ocorreu na manhã deste sábado (20/07), na cidade de Cali, na Colômbia.

Na estreia do Campeonato continental, o atleta de Praia Grande e da seleção brasileira (Confederação nacional – CBJ), venceu o mexicano Ryan Vasquez. Depois, derrotou o argentino Matias Del Biondo. Na semifinal, passou pelo estadunidense Nicolas Yonezuka. Na decisão, derrotou outro atleta dos Estados Unidos: Eric Katrdzhyan. 

“Estou muito feliz pela minha conquista por que vim focado em ganhar uma medalha”, afirmou o faixa marrom Gustavo, de 17 anos. “Os maiores desafios foram os lutadores norte-americanos como eu já imaginava. Trabalhei muito forte técnica e fisicamente para superar todos os obstáculos e alcançar meu objetivo. Agradeço muito o apoio da minha família, da minha equipe e de todos aqueles que torceram por mim”.

Mundial - Além do Campeonato Pan-Americano, Gustavo foi convocado também como atleta de suporte (sparring) para participação no período de aclimatação da seleção brasileira sênior (adulta) que disputa o Campeonato Mundial. De 12 a 23 de agosto, no município de Hamamatsu, no Japão, ele irá treinar e lutar contra os melhores atletas do Brasil. O Mundial sênior ocorre de 25 de agosto a 1º de setembro, na cidade japonesa de Tóquio.

Já o Campeonato Mundial sub-18 acontece em setembro, no Cazaquistão. Com a medalha de ouro conquistada no Pan-Americano, Gustavo se mantém na liderança do ranking brasileiro sub-18 mantido pela CBJ, agora com larga vantagem de pontos. Esta pontuação é que qualifica o primeiro colocado (por peso) para representar o país no Mundial.

Dados – Aluno da Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Busch e morador do Bairro Ocian, o judoca de Praia Grande é filho do chaveiro Pedro, de 58 anos, com a dona de casa Valéria, de 53, e irmão de Thaís, de 30, Thamires, de 28, Caio,de 27, e Thiago, de 24. Ele começou no judô em 2011, após uma recomendação da diretora da Escola Municipal Carlos Roberto Dias, na qual estudava na época.

“Eu era muito agitado e ela viu no esporte uma forma de eu gastar este energia”, contou Gustavo. “Lá comecei a gostar da modalidade e conheci o professor Alberto Bittencourt, meu técnico na equipe de competição até hoje. Aos 16 anos, não estava obtendo os resultados que eu esperava e larguei a modalidade para jogar futebol. Porém, depois de uns três meses, por insistência da minha família e mais motivado, voltei para o judô. Aí, as coisas começaram a dar certo e os resultados foram aparecendo”. 

Nesta temporada, o judoca praia-grandense sagrou-se campeão Brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional e Paulista sub-18; e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores. 

Em 2018, Gustavo foi campeão estadual por faixa (roxa), paulista Inter-regional, vice-campeão dos Jogos Abertos da Juventude, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional - Região 5 e na seletiva nacional sub-18. Em 2017, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão estadual Inter-regional e terceiro colocado no Paulistão por faixa. Em 2016, faturou a medalha de bronze na Copa São Paulo. Em 2015, foi campeão por equipe do 47º Torneio Estadual Beneméritos. Em 2014, foi campeão paulista e brasileiro regional sub-13 e ficou em terceiro lugar no Meeting Interestadual.

Nenhum comentário: