Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Na seleção brasileira, judocas de PG fazem avaliação médica na UNIFESP

Integrando a seleção brasileira juvenil (até 17 anos), três judocas de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) estão fazendo avaliações médica e física, no Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), na Capital.

“É um período de testes muito importante porque revela as condições específicas de cada atleta. A Confederação Brasileira precisa desses dados”, disse a técnica praiagrandense Danusa Shira. “Com os resultados obtidos, poderemos aplicar novas ações aos treinamentos e aumentar a intensidade das atividades; fazer um controle nutricional e fisiológico preciso”.

Feras – As judocas da Cidade, Tawany Gianelo da Silva, de apenas 14 anos, peso superligeiro (até 44 quilos); Jhennifer Ferreira Ernandes, 14, superligeiro; e Nathália Cárnio, 14, meio-leve (44 a 48 quilos); vão competir na Europa (Alemanha, Portugal, Romênia, República Tcheca e Itália), ainda no primeiro semestre deste ano. Eles passaram a integrar o time nacional, após seletiva realizada pela Confederação Brasileira (CBJ).

“O objetivo da seletiva foi classificar quatro atletas por peso; prepará-las com treinamentos e competições, para em julho, na seletiva final realizada pela CBJ, definir as representantes do Brasil nos Campeonatos Mundial e Pan-americano”, explicou à técnica de Praia Grande Danusa Shira.

Apoio – Tawany foi campeã da seletiva realizada em Brasília. Jhennifer terminou em segundo lugar. Assim, a Confederação Brasileira de Judô arca com todas as despesas das atletas. Já Nathália acabou na quarta colocação e por isso, precisa conseguir um patrocinador para custear as despesas dela. “Acredito que algum empresário irá entender a importância deste momento na vida da atleta e ajudará na concretização desse sonho”, disse Shira.

Na carreira, Tawany teve como principais resultados, o bicampeonato da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15, o tricampeonato paulista estudantil sub-18, campeã sul-americana e do 15º Jogos Escolares Sul-Americanos, paulista, do Campeonato Sul-Brasileiro. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.

Jhennifer faturou os títulos paulista, Estadual do Interior e Regional. Obteve o vice-campeonato paulista estudantil. Nathália sagrou-se campeã paulista, Estadual do Interior e Estudantil, da Copa São Paulo; foi vice-campeã sul-brasileira; conquistou medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro infanto-juvenil (14 e 15 anos).

Treinos – A equipe de judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).

Nenhum comentário: