Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

São Vicente é campeã de Etapa Paulista de Handebol de Areia.

150801
A equipe masculina e feminina de São Vicente foram as campeãs da 2ª etapa da Liga Paulista de Handebol de Areia, disputada no sábado, dia 10/08, em Praia Grande. O torneio reuniu dez equipes masculinas e femininas de todo o Estado na praia da Mirim, entre os quiosques 83 e 84. Essa foi a maior competição da modalidade no Município.
Os campeões mundiais de handebol de areia, Danilo Oliveira e Anderson Pereira, o Pezão, defenderam a equipe Guarujá I, vice campeã masculina. Além dela, Guarujá II, Salto, ID Handebol e Clube Paulista de Handebol (CPH-PG) disputaram o campeonato. Na categoria feminina, Guarujá, ID Handebol, São Vicente e Salto competiram.
INICIATIVA - O Clube Paulista de Handebol (CPH), de Praia Grande, foi o responsável por trazer a disputa à Praia Grande. O presidente da equipe, Everaldino Souza, o Dino, ressalta que Praia Grande nunca recebeu um evento dessa importância, no esporte. “Acontecem muitos jogos na esfera escolar, mas essa é a primeira vez que a Cidade recebe um campeonato paulista adulto de handebol de areia”.
O time competiu com alunos do programa Handebol – Ferramenta de Educação e Esporte, iniciativa que treina jovens de 15 a 17 anos de Praia Grande gratuitamente.
O CPH tem o apoio da Academia Reverte, Empório Grafiato Quartzo Esse e da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) de Praia Grande.
PROJETO – O professor responsável pelo projeto, Marcus Vinícius de Oliveira, ressalta que a iniciativa funciona há dez anos, mas ficou fora de atividades, voltando a ensinar os treinar os jovens há um ano. “Agora temos mais apoio para manter o programa, mas todos os funcionários são voluntários”.
Oliveira diz que o foco do projeto é retirar os adolescentes das ruas, diminuindo a entrada deles no crime e em consumo de drogas.
TREINOS - A equipe treina todo sábado e domingo, à partir das 16h, na praia da Mirim, altura do quiosque 83. Para participar, o interessado deve comprovar a freqüência escolar. Não há taxas de matricula ou mensalidades.
JOGO – Diferente do handebol tradicional, a modalidade de praia é disputada em dois tempos de dez minutos cada, com quatro jogadores por time. No esporte de areia também não existe possibilidade de empate, nesse caso, a decisão acontece em prorrogação ou gol de ouro. A área de jogo também é reduzida e a saída de bola é feita pelo árbitro.

Nenhum comentário: