Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

PG recebe seletivas nacionais de bobsled e skeleton

Disputas ocorrem na pista municipal de atletismo
 
 
PG recebe eventos dos esportes de gelo
No próximo dia 18, a partir das 9 horas, a Cidade de Praia Grande recebe duas seletivas nacionais dos chamados esportes de neve. Na pista Municipal (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo) ocorrem disputas de bobsled e skeleton. As provas comandadas pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) têm apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL).

As inscrições podem ser feitas na hora das seletivas. Haverá provas de corrida tradicional (com distâncias de 30 e 60 metros) e empurrando os trenós (carros de competição). E também disputas de força (exercícios de musculação) com arranque, agachamento e levantamento de supino. No bobsled, há torneios de duplas e quartetos; no skeleton, a competição é individual.

Segundo o técnico de atletismo de Praia Grande, Flávio Barbosa da Cruz, é um evento bastante diferente do usual. “As pessoas ficam curiosas com os esportes de gelo tendo seletivas em pista de atletismo, realmente, torna-se algo inusitado e interessante. A CBDG entrou em contato comigo e com o Rodrigo, nosso outro treinador, solicitando a pista para a seletiva. Topamos na hora”.

Vale frisar que após a realização das provas seletivas, de 19 a 23 deste mês, os atletas convocados para integrarem a seleção brasileira continuam em Praia Grande para período de treinamentos. Nesta temporada, os times nacionais tentam qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2016.

Dados – Em 2009, em Lake Placid, Nova York, nos Estados Unidos, pela primeira vez, Flávio Cruz integrou a seleção brasileira de bobsled, que disputou a America´s Cup. O torneio internacional reuniu, além do Brasil, delegações dos Estados Unidos, Japão, Canadá, Coréia do Sul, México e Eslovênia. O selecionado verde e amarelo terminou na oitava colocação. Além de Cruz, que foi o terceiro homem do trenó, representaram o país Edson Bindilatti, Márcio Silva e Jonathan Vieira.

No bobsled, os atletas correm 50 metros em sincronia e pulam dentro do trenó. Eles utilizam sapatilhas especiais. Estas possuem 600 agulhas que perfuram o gelo e propiciam maior tração e equilíbrio. Após a largada, o piloto guia o trenó até a linha de chegada. Uma boa condução requer bons reflexos e memorização do percurso da pista.

Ao cruzar a linha de chegada, entra em ação o homem de freagem (breakman). Este puxa o freio e diminui a velocidade do trenó gradativamente. No skeleton, o atleta vai deitado de barriga para baixo no trenó e compete sozinho. Não existe um volante ou timão para enfrentar as curvas. O próprio piloto é que joga seu peso para um lado e para o outro segundo a direção que deva tomar o trenó. Outras informações podem ser obtidas no site www.cbdg.org.br.

Nenhum comentário: