Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quatro caratecas lutam no Pan-Americano

Atletas da Cidade competem na Colômbia
 
 
De quinta-feira a domingo (29 a 31), a partir das 8 horas, em Medellin, na Colômbia, quatro caratecas de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK) integram a seleção da Confederação Brasileira (CBK) na disputa do 24º Campeonato Pan-Americano, categorias infantil B (10 e 11 anos) e A (12 e 13), cadete (14 e 15), júnior (16 e 17) e sub-21 (18 a 20).

Representam a Cidade e o país, os atletas Caroline de Lima, categoria sub-21, katá equipe (exibição de movimento na qual avalia-se a perfeição dos golpes); : no kumitê, Rafaela Beatriz dos Santos Silva, infantil A, mais de 45 quilos; e Jéssica Linhares de Paula, cadete, menos de 47 kg; e Gabriel Pereira Stankunas, cadete, peso menos de 52 quilos, todas do 2º kyu e acima (até faixa azul ou rouxa).

Vale frisar que as três lutadoras foram convocadas devido aos resultados obtidos no Campeonato Sul-Americano deste ano; ouro para Jéssica, prata para Rafaela e bronze para Caroline. Já Gabriel garantiu a vaga após sagrar-se campeão brasileiro. Esta é a terceira participação seguida (2011 a 2013) dele no Campeonato Pan-Americano. O time municipal tem comando de Glédson de Paiva Ferreira.

Dados – Neste ano, Jéssica foi campeã sul-americana, venceu os Jogos Regionais do Estado de São Paulo, por equipes, e a seletiva para o 10º Mundialito de Caratê, estilo Shorin Ryu, foi vice-campeã paulista, bronze no Troféu Arnold Classic Brasil. Também ganhou a Bolsa Atleta Internacional (programa do Governo Federal que oferta salário mensal aos atletas). Em 2012, garantiu bronze na Copa São Paulo, nos Paulista e Brasileiro. Em 2011, foi campeã brasileira e paulista. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (armas típicas japonesas), e no Paulista Escolar.

Caroline - Em 2013, Caroline foi campeã dos Jogos Regionais no katá individual e por equipes; vice-campeã brasileira, estilo shotokan, e paulista; e bronze no sul-americano. Também ganhou a Bolsa Atleta Internacional. Em 2012, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro de Caratê-Do e Kobu-Do. Foi campeã paulista e bronze nos Jogos Regionais. Em 2011, sagrou-se bicampeã da Copa São Paulo (2011 e 2010), paulista, brasileira por equipe e terceira colocada (individual); bronze no Campeonato Pan-Americano e nos Jogos abertos.

Rafaela - Nesta temporada, Rafaela Beatriz conquistou o vice-campeonato sul-americano, sagrou-se campeã brasileira (Confederação nacional - CBK), faturou medalha de ouro no Brasileirão, estilo shotokan (CBKS). Ficou com o bronze no Campeonato Paulista. Em 2012, foi campeã da 11ª Copa Subaru e dos Jogos Escolares de Praia Grande, vice-campeã da Copa Brasil Biolab, bronze nas Copas Tietê e Ouro. Em 2011, foi campeã paulista (FPK) e vice-campeã brasileira (CBK).

Gabriel - Natural de São Paulo, Gabriel reside há mais de 10 anos em Praia Grande e estuda no Colégio Universo (Bairro Ocian). Neste ano, Stankunas também venceu o Campeonato Brasileiro, categoria shotokan, e conquistou medalha de bronze no Paulistão Escolar (com este resultado, ele garantiu vaga para integrar a seleção estadual que disputa em 14 de setembro, em Brasília, o Campeonato Brasileiro Escolar).

Em 2012, Gabriel ganhou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano realizado no Peru. Venceu a Copa Brasil de Caratê, a final do Campeonato Paulista, a Copa Tietê e a XI Copa Subaru/Itupeva. Também disputou o Campeonato Pan-Americano, no México, mas não obteve medalha. Em 2011, na cidade de Assunção, no Paraguai, faturou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano. Integrou a seleção brasileira que disputou o Campeonato Pan-Americano. Terminou em terceiro lugar no Campeonato Paulista Infantil. Em 2010, conquistou os títulos paulista, da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Em 2009, faturou o título brasileiro. Em 2008, sagrou-se campeão do 11º Festival Internacional.

Praia Grande – Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi).

E Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), além da Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi), no PIC Melvi (Milton Assada - Melvi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na SEEL, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: