Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Caratecas retornam de intercâmbio no Japão

Atletas da Cidade treinaram com mestres de Okinawa
 
 
Atletas de PG treinaram na ilha de Okinawa
Retornaram ao Brasil, um mestre e quatro caratecas de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK) que integraram a seleção brasileira formada pela União Shorin-Ryu do Brasil (USKB) para um período de treinamentos durante o mês de julho, na Ilha de Okinawa, no Japão. Ao todo, o time verde e amarelo contou com 19 atletas comandados pelo Mestre Masahiro Shinzato (presidente da USKB e filho do saudoso Yoshihide Shinzato).

Em terreno asiático, as atletas praia-grandenses Victória Verissímo de Buone, Beatriz Mendes Martins, Vanessa Almodovar Lima e Mirian Cristina Paes Yoshimura (faixa preta 2º Dan – numa escola onde 10 é o máximo) – professora da Escola Municipal Professora Maria Nilza da Silva Romão (Bairro Vila Sônia); e o sensei Jorge Yoshimura (7º Dan); realizaram intercâmbio no qual tiveram aulas de kumitê (luta) e kobu-do (utilização de armas típicas japonesas).

Segundo o mestre Yoshimura, que é professor na EM Governador Franco Montoro (Maracanã), os treinamentos foram além da parte técnica. “Aprendemos sobre a essência da arte marcial, utilizando muito mais a mente do que o corpo. As técnicas de luta devem ser aplicadas apenas em casos extremos. O carateca precisa ter autocontrole de espírito. Para nós foi uma experiência única poder trabalhar no país berço do caratê”.

Dados – Os ensinamentos em Okinawa foram conduzidos pelos Mestres Takara Sachi Yoshi Kyoshi, Toshiyuki Itokazu, Eizo Shimabukuro Hanshi e Morinobu Maeshiro (considerado o grande líder mundial do caratê estilo shorin-ryu). Além de treinamento físico e prático diário, o grupo da Cidade participou de palestras sobre a história do caratê e das artes marciais, visita a museus da modalidade e a eventos do folclore japonês.

Yoshimura concluiu: “Fomos presenteados pelo Mestre Hokama Tetsuhiro, responsável pelo museu de karate-do e kobu-do, com o livro Time Line & 100 Masters, escrito por ele mesmo. Tive a oportunidade de ser um dos quatro kodanshas, grupo de alto nível, que compôs a comissão técnica do Brasil nesse período. Foi realmente um período engrandecedor e de aprimoramentos”.

Praia Grande – Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/SEEl (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi).

E Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), além da Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi), no PIC Melvi (Milton Assada - Melvi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na SEEL, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: