Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

PG garante três medalhas em corrida vertical


Equipe da Cidade disputa prova nas escadarias do Monte Serrat, em Santos
 
A equipe de atletismo de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel, Entidade Profissional Atlética e Social EPAS e Osan) conquistou três medalhas (um ouros e duas pratas) na primeira edição da Corrida Vertical nas Escadarias do Morro do Monte Serrat. A disputa, realizada no último domingo (22), ocorreu no Bairro Centro, em Santos. O evento foi organizado pela Associação Metropolitana de Esportes Radicais (AMER).

Na categoria 18 e 19 anos, título para Gilmar Batista de Oliveira (Praia Grande), com o tempo de 5min55seg. Na 40 a 44 anos, vice-campeonato para Carlos Roberto Cabral dos Santos (PG), 6min30seg. Na 45 a 49 anos, medalha de prata para Marcos Elizeu Souza (PG), 5min56seg. No geral, sagrou-se campeão o corredor José Adilson Andrade Santos (Sinthorres/Cubatão), com 5min06seg.

A competição reuniu mais de 150 atletas (com no mínimo 16 anos), de 20 agremiações, nas classes masculina e feminina. O percurso consistiu em 850 metros de subida em escadaria (foram mais de 410 degraus, o equivalente a um prédio de 56 andares). O evento contou com apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Treinos – A equipe de pedestrianismo de Praia Grande treina na Pista Municipal (Rua José Bonifácio, junto ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo), de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. O local conta com iluminação noturna, banheiros, segurança (através da guarda civil municipal), vagas para estacionamento e área de lazer.

O espaço é uma opção de atividade física gratuita para os munícipes. Existe apenas uma exigência do poder público: a apresentação de atestado médico. Para orientar os praticantes, a pista municipal conta com a presença dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa, Daniela Eiko Itani e Maria Lúcia de Jesus Silva.

A pista de atletismo de Praia Grande tem piso sintético de padrão internacional, do mesmo tipo utilizado nos últimos jogos olímpicos em Pequim 2008, na China; Atenas 2004, na Grécia, e nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro em 2007. O local possui certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF).
Esta é apenas a sexta pista do Brasil com esta qualificação.

Existem apenas três, com nível classe 1. O certificado classe 2 possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 55 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: